Eleições

'Eu tive que manter o equilíbrio da chapa', diz Rui ao justificar a exclusão de Lídice

Vagner Souza/BNews
Última vaga foi preenchida por Angelo Coronel, do PSD  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 26/06/2018, às 11h42   Guilherme Reis e Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) justificou, na manhã desta terça-feira (26), a formação principal da sua chapa para concorrer à reeleição em outubro deste ano. Durante entrevista coletiva no Hospital Roberto Santos, em Salvador, o petista afirmou que buscou o equilibrio entre nomes de esquerda e de centro ao montar o grupo majoritário.

Com o petista na cabeça da chapa, a vice continuou com o João Leão, do PP. Ou seja, esquerda e centro. Para o Senado, a lógica, explica Rui, foi a mesma: Angelo Coronel (PSD) representa o centro e Jaques Wagner (PT) representa a esquerda.

Ao lançar a explicação, o governador quis convencer o PSB, que teve a senadora Lídice da Mata 'excluída' da chapa. A socialista pleiteava a vaga para buscar sua reeleição ao Senado. 

No entanto, segundo Rui, para atender ao pleito do PSB, teria que desbancar Wagner, já quem ambos têm o mesmo perfil de esquerda. "Se a esquerda gostaria de discutir um nome, é na vaga do ex-governador [Jaques Wagner], porque esse nome é de esquerda. Assim como eu sou de esquerda, Leão é de centro. Então, o governador é vermelho e o vice é azul", disse.

"Eu tive que manter o equilibrio da chapa para manter a unidade. Isso tem uma força simbólica grande do ponto de vista da identidade política das pessoas. Todas as lideranças políticas da Bahia se identificam ou com um perfil mais do azul ou com perfil mais do vermelho. Elas precisam se ver mais na chapa", apontou o governador. 

Notícias relacionadas:

Rui confirma Coronel como candidato ao Senado
Suplência ao Senado está entre PSB, PCdoB e PP
Após reunião, PSB não define futuro de Lídice da Mata e demonstra indignação com escolha de Coronel
Após reunião sem acordo, PCdoB mantém expectativa de compor majoritária de Rui, diz Olívia
Wagner diz que PSB tem razão em estar insatisfeito com Lídice fora da chapa
“Ninguém olha quem está no banco de reserva”, diz Rui sobre suplência do Senado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags