Política

Conexão Federal: Margareth Menezes vai à Câmara e anuncia pesquisa sobre tamanho do setor Cultural no PIB

Humberto Sampaio / BNews
Ministra Margareth Menezes foi convidada para audiência na Comissão de Cultura da Casa  |   Bnews - Divulgação Humberto Sampaio / BNews

Publicado em 08/05/2024, às 19h31   Humberto Sampaio, direto de Brasília



A Ministra da Cultura, a artista baiana Margareth Menezes, esteve nesta quarta (08/05) na Comissão de Cultura da Câmara Federal, onde fez um balanço dos primeiros 15 meses de sua gestão à frente da Pasta.  Segundo ela, foi necessário um esforço para a reconstrução do setor e todas as frentes, uma vez que a área “estava desprovida de recursos e projetos”.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Uma das conquistas mais importantes foi sem dúvida a aprovação pelo Congresso e a sanção pelo presidente Lula, em abril, do novo marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Esse novo marco traz uma revolução para o fomento. Substituirá o marco antigo que já tem 30 anos, e trará agilidade aos produtores na captação e prestação de contas dos projetos”, explicou.

A ministra destacou ainda a pesquisa que o MinC contratou junto à Fundação Getúlio Vargas para dimensionar o tamanho do setor cultural no Produto Interno Bruto. “Os estudos feitos por instituições particulares como Itaú Cultural e outra do setor de eventos, apontam entre 3,11% e 4,8% a participação do setor cultural no PIB brasileiros. Com essa parceria com a FGV, vamos dimensionar de fato qual a fatia de nossa economia tem no setor cultural a sua base”, explicou Margareth Menezes.

Os deputados Baianos, Jorge Solla (PT), Lídice da Mata (PSB) e Joseildo Ramos(PT) estiveram presentes ao depoimento de Margareth, que atendeu ao convite da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp