Política

Conexão Federal: Governo e Congresso preparam "medidas efetivas" de ajuda à população do RS

Ricardo Stuckert / PR
Lula e Rui Costa se reuniram na manhã desta segunda-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 06/05/2024, às 19h26 - Atualizado às 19h27   Humberto Sampaio, direto de Brasília



O presidente Lula deve anunciar nas próximas horas um Projeto de Decreto Legislativo com “medidas efetivas” de auxílio aos governos estadual e municipais do Rio Grande do Sul e à população gaúcha. O anúncio foi feito às 17h desta segunda-feira (6) pelo próprio presidente através de suas redes sociais. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Vou enviar agora ao Congresso, ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, um Projeto de Decreto Legislativo para dar celeridade à reconstrução do Rio Grande do Sul. Já disse e repito: faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar o povo gaúcho neste momento de calamidade”, publicou o presidente.

O Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que esteve no último domingo, ao lado de Lula e Pacheco, em reuniões de trabalho em Porto Alegre, garantiu que até o final dessa semana o projeto deverá ser votado.

"Nossa responsabilidade nesta semana será de perseverança, discussão e rumo para uma medida totalmente extraordinária. As diferenças políticas ficam de lado, longe de qualquer politização e polarização. Nós sabemos da cobrança e do do sofrimento do povo gaúcho", disse Lira em comunicado à imprensa.

Durante a manhã de hoje, a movimentação foi intensa nas Mesas Diretoras da Câmara e Senado e no gabinete da Presidência da República. Lula esteve reunido com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) para traçar os planos de ajuda ao Rio Grande do Sul. 

Segundo Rui Costa, não serão divulgados, inicialmente, o montante de recursos envolvidos no auxílio à população gaúcha.

“Não queremos ficar anunciando valores pontuais que ainda não estão devidamente apurados, porque os valores serão apurados à medida que baixarem as águas, da limpeza das cidades e da materialização e constatação do que precisará ser reconstruído”, explicou Rui.

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 364 foram afetados pelas enchentes que, até o momento, deixaram um rastro de 83 mortes, 11 desaparecidos e cerca de 130 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp