Política

Conexão Federal: Congresso deixa para quarta (22) votação da MP do MOVER

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O MOVER foi instituído por MP no final de 2023 e, se não for aprovada, pode comprometer investimentos da BYD na Bahia  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Publicado em 21/05/2024, às 20h29   Humberto Sampaio



Deve ficar para esta quarta-feira (22/05) a votação no plenário da Câmara do Programa Mobilidade Verde, o MOVER, que estabelece incentivos fiscais para a fabricação e comercialização de veículos com maior eficiência energética e menor emissão de carbono. A MP do MOVER foi lançada no final de 2023 e já foi reeditada.

Se não for aprovada até o próximo dia 31 pelas duas Casas do Congresso Nacional, a MP perde o efeito e pode comprometer os mais de R$100 bilhões em investimentos já anunciados por diversas fabricantes de automóveis do Brasil, entre elas a BYD, cuja fábrica está sendo implantada em Camaçari e pode gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos na Bahia.

Segundo o deputado Daniel Almeida (PCdoB), a aprovação interessa a todas as bancadas, mas um “jabuti” colocado no texto original que inclui a isenção fiscal para produtos importados com valor inferior a US$50,00 está travando a discussão na casa. “Eu acredito no entendimento e o Colégio de Líderes sabe da importância dessa matéria. Certamente nesta quarta teremos uma definição”, afirmou o parlamentar em entrevista ao BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp