Política

Ciro Gomes detona as ´emendas pix´: 'picaretagem institucionalizada'; entenda

Imagem Ciro Gomes detona as ´emendas pix´: 'picaretagem institucionalizada'; entenda
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou duramente a liberação de recursos via "emendas pix"  |   Bnews - Divulgação
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 29/04/2024, às 19h44



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a criticar, nesta segunda-feira (29), a falta de transparência na liberação de emendas parlamentares, as chamadas 'emendas pix' que, segundo o pedetista, favorecem prática "corrupta e clientelista" instalada durante o governo de Jair Bolsonaro, porém mantidos no atual governo Lula.

"Volto a chamar a atenção para a gravíssima deterioração institucional brasileira. A prática corrupta e clientelista que nossa 'genti' imprensa chama de 'emenda pix', que vem a ser a disseminação da prática da liberação de emendas bilionárias sem nenhuma transparência, impedindo cinicamente qualquer fiscalização por parte dos órgãos de controle, ou mesmo da população", escreveu Ciro, no X (antigo Twitter).

Ele printou uma imagem de uma apresentação da GloboNews que listava os principais partidos beneficiados com a prática."No quadro abaixo, você pode ver quem são os campeões da farra da corrupção. Enquanto criticava Bolsonaro pela mesma esculhambação, o PT, claro, lidera a orgia", comentou.

O pedetista destacou os valores bilionário de emendas liberadas: "Anotem os valores: Lula já autorizou nada menos do que R$ 53 BILHÕES do precário orçamento da União, para esta esculhambação. Os estados já liberaram R$ 9,6 bilhões pelo mesmo ralo". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp