Política

VÍDEO: Bolsonarista baiano pula muro de hospital e causa confusão; Sesab repudia

Divulgação
Leandro de Jesus pulou muro de hospital em Barreiras  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 22/04/2024, às 14h54 - Atualizado às 14h55


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) resolveu fazer um protesto na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Barreiras, anexo ao Hospital do Oeste, que foi inaugurada no mês de maio de 2022 pelo Governo do Estado. Segundo ele, o local continua sem funcionamento.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ao tentar acessar ao local para fiscalizar a situação, o parlamentar foi impedido e pulou o muro do local.

"Chegamos ao local, nos apresentamos como parlamentar, solicitamos o acesso à gestão da Unacon, e nos foi negada. A partir da negativa, acionamos a Polícia Militar para que o nosso direito de fiscalização fosse protegido. No entanto, mesmo com a polícia, os responsáveis pelo equipamento público continuaram negando acesso, afirmando que precisariam de autorização da Sesab para que eu pudessem adentrar à Unidade", disse Leandro, em nota.

Ainda em nota, o parlamentar afirmou que "esperou por três horas resposta da Secretaria Estadual de Saúde para entrar na UNACON, mas não teve retorno". "Com as negativas, o deputado precisou pular o muro da Unidade para poder fiscalizar a situação do equipamento que já vai para dois anos sem funcionamento mesmo sendo inaugurado no Governo Rui Costa (PT)".

"O Governo do PT na Bahia não tem pena das pessoas que sofrem com câncer. Aqueles precisam do serviço de radiologia precisam se deslocar até Salvador, ou seja, mais de dez horas de carro, para poder contar com a assistência, mesmo o ex-governador Rui Costa inaugurando a obra em 2022, há mais de um ano. Inauguração fantasiosa, mas que não é novidade neste governo que vive de propaganda", emendou o parlamentar.

Leandro de Jesus ainda disse que estará oficiando o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que medidas sobre a falta de funcionamento, bem como com a proibição do seu acesso ao estabelecimento, sejam tomadas.

A direção do Hospital Oeste e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgaram nota onde declaram lamentar o caso.

"Embora seja relevante que os parlamentares realizem sua função de legislar e fiscalizar, é essencial que isso ocorra dentro das normas e regulamentações estabelecidas para garantir a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas. Hospitais têm políticas claras de acesso para proteger pacientes, funcionários e visitantes". ressalta o comunicado.

A Sesab informa ainda que "o deputado foi orientado pela direção da unidade sobre as diretrizes sanitárias e regras de acesso a instituições de saúde".

"Contudo, o parlamentar pulou o muro que dá acesso ao serviço de radioterapia, que será implantado, a fim de adentrar nas dependências da unidade, já que são comunicantes. A segurança do hospital conseguiu impedir o acesso ao interior da unidade. Por mês, a unidade realiza cerca de 30 mil atendimentos, considerando consultas, internações, cirurgias e serviço de apoio diagnóstico terapêutico", emenda.

A Sesab ressalta ainda que o local possui horários e políticas de acompanhantes, controle de infecções e restrições de acesso a áreas específicas pela segurança dos pacientes.

"A conduta do deputado Leandro de Jesus, ao tentar invadir o hospital sem seguir os procedimentos adequados, é inaceitável e coloca em risco a segurança e o bem-estar de todos no hospital. Reforçamos nosso compromisso com a segurança para garantir que episódios como esse não se repitam", finaliza o comunicado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp