Política

Aliado de Bruno Reis minimiza críticas contra a Prefeitura após perda populacional de Salvador

Domingos Júnior / BNews
Vereador criticou declarações contra a prefeitura de Salvador: "Isso é descabido, uma declaração dessa".  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews
Daniela Pereira e Tácio Caldas

por Daniela Pereira e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 01/07/2023, às 13h18 - Atualizado às 13h20



Na última quarta (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Censo 2022 registrando o crescimento ou a perda populacional de algumas cidades brasileiras. Este último foi o caso de Salvador, que perdeu mais de 257 mil habitantes e registrou uma queda de 9,6% - a maior redução do Brasil, quando analisado os números absolutos.

Questionado sobre o assunto durante coletiva de imprensa após o evento de lançamento do programa "Moradia Assistida: Reinventando Caminhos", o prefeito Bruno Reis (UB) se mostrou surpreso e informou que ainda não tinha conhecimento dos números divulgados pelo Censo 2022 - além de afirmar que esperava até um crescimento populacional.

Este cenário [queda populacional de Salvador] é justificado por duas óticas diferentes, mas igualmente determinantes: a migração e a redução de nascimentos entre os anos de 2011 e 2023. Essa situação, inclusive, fez "chover" críticas à gestão do prefeito Bruno Reis, que foi defendido neste sábado (1º) por apoiadores durante a entrega da requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho, evento que foi parte das celebrações aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

Ao ser questionado sobre o assunto e as reclamações contra a prefeitura, o vereador Alberto Braga (Republicanos), comentou sobre todo o caso. Para ele, as críticas são indevidas, já que essa questão é um tanto quanto inconstante.

"Isso é decabido, uma declaração dessa. A gente sabe que, o fato da pandemia, muita gente passou a morar no interior. A gente sabe que essas mudanças em relação a população é uma coisa volátil, isso acontece em todas as cidades, algumas crescem outras diminuem a quantidade de pessoas. Isso é natural do censo. Agora diminuiu, daqui a pouco vai estar crescendo", pontuou Braga.

O político ainda minimizou os dados divulgados pelo IBGE e afirmou que a capital baiana voltará a crescer devido às últimas gestões da prefeitura de Salvador, citando, inclusive, os títulos ganhos pela cidade e por Bruno Reis.

"O fato é que Salvador é uma cidade excelente para se viver e vem crescendo cada vez mais graças a gestão do prefeito Bruno Reis (UB) e a gestão do ex-prefeito ACM Neto. O prefeito Bruno Reis vem dando continuidade a todas as ações e vem transformando essa cidade. Não é à toa que Salvador, hoje em dia, é considerada a melhor cidade, inclusive, com o prefeito Bruno Reis sendo eleito o melhor prefeito do Brasil", finalizou o vereador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp