Política

Recursos para aeroportos baianos vêm de outorga de concessionárias

Imagem Recursos para aeroportos baianos vêm de outorga de concessionárias
Ministro-chefe da Aviação Civil anunciou obras de 4 aeroportos baianos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/07/2014, às 17h17   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)



O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, desembarcou nesta quarta-feira (16) em Salvador para tratar com o governador Jaques Wagner (PT) e prefeitos de quatro municípios baianos os investimentos previstos para aeroportos regionais.

De acordo com o ministro, quatro terminais, em Barreiras, Irecê, Lençóis e Teixeira de Freitas já estão com os estudos preliminares prontos, e aguardam apenas os licenciamentos ambientais.

“A Bahia é o primeiro estado que venho já com os prefeitos e o com o governador, para apresentar o que vamos fazer em cada um desses aeroportos, ouvir as opiniões dos prefeitos e decidir, porque agora vamos para a fase final, que é a elaboração do projeto para licitação. Precisamos dar celeridade e rapidez. Nós temos só o prazo para elaborar o edital e colocá-lo na rua”, garantiu Moreira Franco durante coletiva na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).



Prefeitos de municípios contemplados participaram de encontro com ministro


No total, os quatro aeroportos receberão R$ 168 milhões em investimentos, recursos que, segundo o ministro-chefe, são provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil, que tem arrecadação financeira oriunda da receita de outorga recolhida pelos concessionários de aeroportos brasileiros e das taxas aeroportuárias cobradas nos terminais, como a Tarifa de Embarque Internacional.

“Nós nos demos um prazo, tanto o governo do Estado no que diz respeito às suas pendengas que terão que ser resolvidas, e o governo federal, nas suas pendengas que terão que ser também resolvidas”, afirmou o ministro, ao garantir que atrasos, como os processos licitatórios e de execução das obras dos aeroportos de Vitória da Conquista e de Feira de Santana, não irão se repetir.

“Agora não há mais tempo a perder. A prioridade é transformar o programa de aviação regional em fato concreto, melhorando as vidas das pessoas, integrando o Brasil inteiro com a possibilidade de todo o brasileiro poder usar a aviação, um modal mais rápido, mais seguro e que mais atende as necessidades do Brasil moderno”, disse.

Além dos aeroportos de Barreiras, Irecê, Lençóis e Teixeira de Freitas, estão previstos a reforma e ampliação de mais 16 terminais e a construção do aeroporto de Santo Antonio de Jesus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp