Política

Jaques Wagner lamenta a morte de historiador comunista

Imagem Jaques Wagner lamenta a morte de historiador comunista
Jacob Gorender faleceu na última terça-feira   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/06/2013, às 20h08   Redação Bocão News (@bocaonews)



O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), enviou nota à imprensa lamentando a morte do historiador e militante comunista Jacob Gorender na última terça-feira (11). O enterro de Jacob acontece nesta quarta (12).

“Me solidarizo com os familiares, amigos e companheiros do grande Jacob Gorender, na dor pelo seu falecimento. Referência não só para a minha geração, como para todos aqueles que se engajaram na luta pela democracia no nosso país, Jacob se destacou como um dos mais importantes intelectuais orgânicos do Brasil, firmando sua obra e sua militância na busca por mais igualdade e justiça social.”

O estudioso escreveu diversos livros entre os quais “O escravismo colonial” e “Combate nas trevas”, os dois sobre a resistência à ditadura militar. Jacob atuou como jornalista. Segundo o site da Editora Fundação Perseu Abramo, que publicou vários livros de Gorender, ele estava na UTI há um mês e meio. Ethel Gorender, sua filha, disse à editora que ele desenvolveu um quadro infeccioso que se agravou muito nos últimos dias.

Gorender foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1968, com o início da ditadura militar, participou da fundação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

Com informações do G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp