Política

2014: não existe nada melhor no cenário atual, afirma Daniel Almeida

Imagem 2014: não existe nada melhor no cenário atual, afirma Daniel Almeida
Presidente do PCdoB da Bahia declara que Dilma Rousseff é a opção   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/05/2013, às 07h16   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



O PCdoB é aliado de primeira ordem do projeto petista no cenário nacional. O partido, contudo, não ocupa lugar prioritário na conjuntura sendo tratado, por vezes, como auxiliar no processo de construção de um projeto. A última eleição municipal de Salvador pode servir como exemplo. Na oportunidade, a deputada federal Alice Portugal estava com a pré-candidatura posta e divulgada e teve de recuar aceitando o ônus e algum descrédito pós processo.

O presidente estadual dos comunistas, deputado federal Daniel Almeida deu mais uma prova do alinhamento com os petistas no último final de semana durante o Congresso do Sindicato dos Bancários da Bahia, realizado em Salvador. Na ocasião, Almeida foi taxativo na defesa da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Para ele, não há nenhum agrupamento de forças políticas hoje no Brasil que tenha um projeto de desenvolvimento nacional melhor do que o defendido pelos petistas nos últimos dez anos.

As declarações são contrapontos às constantes incitações de uma candidatura do governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB Eduardo Campos à presidência da República em 2014. O próprio socialista deixou a “zona de conforto” durante o horário de propaganda partidária na última semana. Se apresentou como opção para “fazer mais e melhor”.

Para o comunista, os avanços são mais emblemáticos que os problemas enfrentados pelo grupo. Indo além, Almeida, que coordena a bancada baiana em Brasília, acredita que “não existe nada melhor cenário atual”. De acordo com o parlamentar, a oposição, além de não ter projeto para o Brasil, está fragilizada e desacredita.

Apesar do apoio declarado, os comunistas terão o desafio de manter e/ou ampliar a bancada estadual e federal. Na Câmara Federal apenas dois parlamentares representam o partido. Na Assembleia Legislativa são três, os deputados eleitos. A legenda foi a única dentro da base que elegeu menos prefeitos em 2012 do que em 2008. Contudo, cresceu o número de vereadores e vices.

Publicada no dia 06 de maio de 2013, às 18h12


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp