Política

"É autoritária a decisão dos diretores dos shoppings", diz Aladilce

Imagem "É autoritária a decisão dos diretores dos shoppings", diz Aladilce
Vereadora afirma que donos dos Salvador Norte e Salvador Shopping infringem lei  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/03/2013, às 07h41   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)



Trabalhadores do Shopping Salvador e Norte Shopping fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (28). Eles tentam impedir a abertura dos estabelecimentos na próxima Sexta-Feira Santa (29). Com um abaixo assinado formado por cerca de 3000 assinaturas, os comerciários afirmam que são contrários ao trabalho na data por questões religiosas. A decisão da direção dos dois shoppings foi duramente criticada pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). "Lamentamos que eles não tenham atendido o apelo da Câmara. É mais do que um apelo, é um pedido para cumprimento. Eles (os diretores do shopping) estão desrespeitando uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Salvador. Só pode abrir quando tiver acordo entre os dois sindicatos e não houve. É ilegal", disse a vereadora ao Bocão News, fazendo referência a Lei 6940/11/06.

A lei de autoria do ex-vereador Reginaldo Oliveira (PCdoB) libera a abertura do comércio varejista em 17 domingos do ano, nas vésperas das principais datas comemorativas, sem exigência de negociação. Os demais devem ser obrigatoriamente negociados entre os representantes dos empregados e dos empregadores. Ainda de acordo com a lei promulgada na gestão do ex-prefeito João Henrique (PP), caso não haja entendimento, prevalece a lei que será fiscalizada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Segundo a Lei, quem infringir a legislação paga multa aplicada em processo fiscal, iniciada por um auto de infração, que é de R$ 10 mil. E em caso de reincidência, o valor da multa será em dobro.


O Sindicato dos Comerciários afirma que a categoria tentou evitar a abertura e realizou reunião com os representantes das entidades patronais, mas não houve sensibilização. "Não há acordo entre as duas instituições tendo em vista que a Convenção Coletiva de 2012 venceu em 28/02/13 e a de 2013 ainda não foi assinada, e em momento algum foi colocado na mesa de negociação o funcionamento do comércio neste dia, que historicamente nunca funcionou. Na data todos os demais shoppings da cidade estarão fechados", diz nota enviada à imprensa.

"Não houve acordo, portanto essa atitude é ilegal sem falar que é no dia do aniversario da cidade. Há um apelo de mais de três mil assinaturas. É uma atitude de absoluta insensibilidade com esses trabalhadores. É autoritária a decisão dos diretores", lamentou a vereadora.

O Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping esclareceu, através de nota, que o horário de funcionamento dos empreendimentos durante a Sexta-Feira Santa (29/03) foi firmado através de acordo entre as administrações e as associações de lojistas dos centros de compras. A decisão foi motivada pela demanda existente e pela variedade de opções de lazer e entretenimento oferecidos pelos shoppings ao público.

Postada às 11h19 do dia 28 de março

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp