Política

Tinoco condena agressividade contra jornalista Yoani Sánches

Imagem Tinoco condena agressividade contra jornalista Yoani Sánches
Vereador registra ato de repúdio pela falta de respeito à liberdade de expressão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/02/2013, às 08h47   Redação Bocão News



O vereador Claudio Tinoco (DEM) registrou, na tarde desta quarta-feira (20), um ato de repúdio, no plenário da Câmara Municipal de Salvador, às manifestações agressivas contra a jornalista e blogueira cubana Yoani Sánches, durante sua visita à Bahia. “Não é possível chancelar, nos dias atuais, tamanha violência contra uma das mais elementares e fundamentais garantias estabelecidas na Carta Constitucional, que é a liberdade de expressão e opinião. Ela representa um dos pilares do Estado democrático e chega a ser estarrecedor verificar que diversos simpatizantes de partidos políticos a receberam no dia 18 em Salvador com vaias, agressões morais e palavras de baixo calão”.

Em seu discurso, o edil condenou os atos de violência e ofensas à jornalista que sofreu durante sua estada em Feira de Santana, onde foi impedida de assistir o documentário “Conexão Cuba – Honduras”, do cineasta baiano Duda Galvão. As manifestações fizeram com que Yoani antecipasse sua ida à Brasília, ocorrida na manhã desta quarta-feira, e o cancelamento de sua visita a Salvador, onde discursaria sobre o tema “Liberdade de expressão e direitos humanos: questões sobre a realidade cubana”.

De acordo com Tinoco, Yoani Sánchez tem causado elevada repercussão em todo o mundo, justamente pelo fato de defender a bandeira da liberdade, contrariando um regime ditatorial comunista, bem como por lutar pacificamente contra as mordaças que são impostas a todo o seu povo. “Acredito, não só como vereador, mas também como cidadão brasileiro, que todos nós devemos defender arduamente e de todas as maneiras a igualdade entre todos os brasileiros e estrangeiros, sem distinção de qualquer natureza e a inviolabilidade da liberdade, conforme estabelecido no Art. 5°, da Constituição da República”, destacou o vereador, relembrando a tradição do povo brasileiro e soteropolitano na luta pela defesa das liberdades, como a Independência do Brasil e da Bahia, conquistado no dia 2 de julho de 1823.

Nota originalmente publicada às 18h57 do dia 20/02

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp