Política

Mendonça cancela ida ao Senado para falar sobre 'dossiê' contra antifascistas

Isaac Amorim/MJSP
Uma audiência chegou a ser programada para que o ministro da Justiça falasse sobre monitoramento de opositores do governo nesta terça (4)  |   Bnews - Divulgação Isaac Amorim/MJSP

Publicado em 03/08/2020, às 18h50   Redação BNews



O ministro da Justiça, André Mendonça, cancelou sua ida ao Senado para explicar o trabalho da Secretaria de Operações Integradas (Siopi) da pasta.  As informações são do jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira (3).

Uma audiência chegou a ser programada para a próxima terça-feira (4), para que Mendonça pudesse falar sobre o monitoramento de opositores do governo Bolsonaro. Contudo, a pasta alega que o tema é sigiloso e não poderia ser abordado em um encontro aberto ao público.

O trabalho da secretaria virou alvo do Ministério Público após o portal UOL revelar que o órgão produziu dossiê com informações de 579 professores e policiais identificados pelo governo como integrantes do "movimento antifascismo".  

Após a repercussão da matéria, Mendonça anunciou uma sindicância interna para investigar o fato. Na última quinta (30), o ministro chegou a prometer uma ida ao Senado, em resposta à pressão de parlamentares por esclarecimentos. O convite foi feito em nome da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência.

Agora, os senadores tentam agendar outra reunião com Mendonça para definir como ele será ouvido. Procurado pelo Estadão, o Ministério da Justiça disse que o ministro está à disposição do Congresso para prestar esclarecimentos e que Mendonça abriu a possibilidade de receber os parlamentares em seu próprio gabinete.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp