Política

"Luz nesse momento de trevas", diz Camila Pitanga sobre Estatuto da Igualdade Racial de Salvador

BNews/Vagner Souza
Atriz conversou com o BNews durante homenagem ao pai na Câmara Municipal de Salvador  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 06/06/2019, às 19h52   Henrique Brinco



A atriz Camila Pitanga falou ao BNews, nesta quinta-feira (6), sobre a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial de Salvador. Segundo a artista, a aprovação da matéria - que ainda depende da sanção da Prefeitura de Salvador - é uma "luz" no momento político que o Brasil passa.

"Avalio como uma luz nesse momento de trevas que a gente está vivendo. Está havendo agora uma discussão sobre revogar as cotas. Uma conquista fundamental de cidadania para os negros brasileiros, que merecem sim uma porta da frente aberta. Não há melhor cidadania do que a educação", declarou durante a homenagem que o pai, Antônio Pitanga, recebeu da Câmara Municipal de Salvador.

"Essa aprovação aqui na Bahia, um país que é 60% preto e que precisa dessas garantias... Queremos sim abrir mão disso quando a gente não tiver paz, tranquilidade de ir e vir, quando os negros tiverem o respeito e as mesmas oportunidades. Enquanto isso não existe, é a regra, a lei, o compasso, para que as pessoas possam conviver com respeito", completa.

Antônio Pitanga também avaliou positivamente a aprovação da matéria. "A coisa mais importante é a democracia. Se fez Justiça em um processo desse que joga por terra esse mito da democracia racial. É o reconhecimento de um movimento. Que todas as raças possam ler o que diz, entender e cumprir a lei", disse o ator baiano.

Leia também:
Ator Antônio Pitanga recebe medalha Zumbi dos Palmares, em Salvador
Pitanga critica momento político no Brasil: "Não há luz no fim do túnel. Só não vê quem não quer"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp