Política

Maurício Trindade propõem que Palácio Rio Branco funcione como prefeitura de Salvador

Reprodução
Projeto de Indicação do democrata encontra-se em estágio inicial do seu trâmite. Empresa portuguesa Vila Galé tem interesse em transformar prédio histórico em hotel  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/05/2019, às 14h14   Marcos Maia



O vereador Maurício Trindade (DEM) apresentou um projeto de na Câmara Municipal de Salvador (CSM) indicando ao prefeito ACM Neto que o Palácio Rio Branco funcione como a Prefeitura da capital baiana. O texto foi publicado na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial da Casa, e encontra-se em estágio inicial de trâmite - supervisão de análise e pesquisa. 

Desde o início do ano o prédio histórico é sondado pela empresa portuguesa Vila Galé para que se torne um hotel. Uma eventual concessão do espaço, que não é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), incluiria a preservação das características históricas e arquitetônicas do local. Atualmente, o palácio abriga a Secretaria Estadual de Cultura (Secult). 

O texto elaborado por Trindade, argumenta a necessidade de as edificações presentes no espaço urbano cumprirem uma função social, e cita um pouco da história do Rio Branco, construído pelo primeiro governador geral do Brasil, Thomé de Souza, em meados do século XVI. 

O edil também considera que "necessidade é a qualidade do que é necessário, e que toda evolução na história teve início com uma revolução".  "O presente projeto visa o desenvolvimento das atividades referentes ao Município de Salvador, a partir do direcionamento de determinadas atividades referentes à Prefeitura Municipal onde hoje se encontra o Palácio do Rio Branco", diz o texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp