Política

Alvo de “fogo amigo”, prefeito admite debate sobre contribuição de alunos com poder aquisitivo alto em universidades públicas

Carlos Alberto/BNews
Bnews - Divulgação Carlos Alberto/BNews

Publicado em 13/05/2019, às 12h10   Guilherme Reis e Fernanda Chagas



Alvo de “fogo amigo”, o prefeito ACM Neto (DEM) admitiu ser favorável ao início de um debate sobre a contribuição de alunos com poder aquisitivo alto em universidades públicas, porém confessa que essa ainda não é sua opinião consolidada sobre o tema.

ACM Neto, que tem um patrimônio estimado em mais de R$ 27 milhões e é formado em Direito pela universidade baiana, foi criticado pelo aliado de primeira hora e correligionário, deputado federal Elmar Nascimento que ao afirmar em entrevista a Rádio Metropóle não concordar que pessoas abastadas estudem de graça na instituição, questionou a formação do prefeito. “Tá certo isso? Esse é o primeiro paradigma. Tem que quebrar isso”.

Conforme Neto, a sua defesa é por uma universidade pública de qualidade. “Agora, existe relmente uma parcela da população com alto poder aquisitivo que estudaram a vida inteira em escola particular, em escolas bem caras, que fizeram cursinhos preparatórios para o Enem e elas acabam tendo facilidade em face àqueles alunos de escola pública. O debate deve acontecer, ainda não tenho opinião formada sobre o assunto, confesso. Mas, é óbvio, que a universidade pública deve ser para os alunos que não podem pagar, mas por que não discutir algum tipo de contribuição daqueles que podem pagar, porém que também possurm o direito de estudar nessas intituições”, avaliou, durante a demolição do Salvador Praia Hotel, na manhã desta segunda-feira (13).

GREVE DE ÔNIBUS - Ele ainda falou sobre o comunicado oficial de greve por parte dos rodoviários programada para a próxima quinta-feira (16). “Temos expectativa boa de que não haverá greve, nem paralização essa semana e durante todo esse ano de 2019. Já pedi, inclusive, ao secretário Fábio Mota que abrisse um novo canal de negociação”, garantiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp