Política

Maia já soma cerca de 330 deputados na Câmara, diz Elmar

Vagner Souza/BNews
Do outro lado, a oposição busca construir nomes fortes para levar a disputa para o segundo turno e derrotar o demista  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 22/01/2019, às 19h54   Márcia Guimarães



As articulações para a presidência da Câmara estão a todo vapor. O atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentará a reeleição e já teria o apoio do PSL, PSD, PR, PSDB, DEM, PDT, SD, PRB, Pode e PCdoB. Do outro lado, a oposição, possivelmente formada pelo MDB, PSB, PP, PSC, PTB, PSOL e PT, busca construir nomes fortes para levar a disputa para o segundo turno e derrotar o demista.

Segundo o líder do Democratas e um dos principais articuladores da campanha de Maia, deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA), a equipe do candidato à reeleição está focada em duas frentes. “Primeiro, começamos a articulação com os partidos políticos para formar um grande bloco majoritário de apoio. Aconteceram algumas nuances que fizeram com que isso se encaminhasse para que se façam dois blocos de apoio à candidatura do Rodrigo. Ao mesmo tempo, estamos fazendo um calendário de visitas aos estados porque tem muitos deputados que são novos e, por conta disso, têm mais contato com a liderança local do que com as lideranças partidárias”, explicou o parlamentar. 

As visitas aos estados devem se encerrar neste final de semana, após mais de dez dias de viagens. “Já fizemos o Nordeste quase todo, passamos esta semana pelo Paraná e por São Paulo. Iremos nesta quarta-feira (23) para Minas Gerais e Espírito Santo. Sábado ele estará em Salvador e, na semana que vem, vamos concentrar todos os esforços em Brasília para dar unidade ao bloco porque, afinal de contas, é uma eleição com voto secreto e a gente não quer nenhum tipo de surpresa”, antecipou Elmar.

O líder do DEM disse que a equipe está trabalhando com a hipótese de ganhar a eleição no primeiro turno, pois os partidos e os apoios que Maia conseguiu justificam isso. “Hoje, dentre os dois blocos que irão apoiar o Rodrigo, estamos somando algo em torno de 330 deputados. Ao mesmo tempo em que a gente está tentando diminuir que falhem votos desses partidos que constam na nossa base, também tentaremos tirar votos do outro bloco que deverá ser apresentado. Nosso objetivo é conseguir os 257 votos já no primeiro turno, que são a maioria absoluta”, afirmou.

Na avaliação de Elmar, Rodrigo Maia é o mais equilibrado, o mais preparado e tem compromisso com o país. Ele destaca que o candidato está na Presidência da Câmara pela segunda vez, ou seja, “já é experimentado e tem compromisso com a agenda econômica, que deve ser a prioridade do governo e da sociedade nesses próximos anos”.

Confira a entrevista completa com Elmar Nascimento no próximo domingo (27)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp