Política

Para barrar denúncia, Temer negocia regras do Refis contra vontade da equipe econômica

Agência Câmara
A expectativa do governo agora é que a peça seja lida nesta terça-feira (26), a partir das 11h30  |   Bnews - Divulgação Agência Câmara

Publicado em 26/09/2017, às 07h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Michel Temer prepara a liberação de mais dinheiro para programas como o refinanciamento de dívidas Refis e o Bolsa Família, após ser pressionado pela segunda denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), por organização criminosa e obstrução de Justiça, e diante da falta de disposição da base de dar quorum para a leitura da peça e sua tramitação.

A decisão do presidente é contra a vontade da equipe econômica, que desejava preservar a arrecadação prevista de R$ 13 bilhões no Refis.

Segundo o Jornal Nacional, a nova proposta contempla quatro pontos principais na renegociação das dívidas: para pagamento à vista, desconto de 90% nos juros, 70% nas multas e 25% nos encargos; para pagamentos em até 145 parcelas, desconto de 80% nos juros, 50% nas multas e 25% nos encargos; para pagamento em até 175 parcelas, descontos de 50% nos juros, 25% nas multas e 25% nos encargos. 

Ainda de acordo com a reportagem, quem tem dívida de até R$ 15 milhões pode dar entrada de 5% ao invés de 7,5% da proposta original. 

A medida agrada empresários. O prazo de adesão ao Refis termina sexta-feira. Temer deve anunciar ainda um programa complementar ao Bolsa Família, que inclui 3 milhões em microcrédito.

Na segunda-feira, uma nova tentativa de leitura da denúncia contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral) no plenário da Câmara foi frustrada, como já havia ocorrido na semana passada.

A expectativa do governo agora é que a peça seja lida nesta terça-feira (26), a partir das 11h30. Para que a denúncia possa ser apresentada formalmente aos parlamentares, é necessária a presença de pelo menos 51 dos 513 deputados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp