Política

Políticos que serão testados nas urnas farão o “test drive” na Lavagem do Bonfim

Publicado em 13/01/2016, às 07h54   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)



A festa da Lavagem do Bonfim dessa quinta-feira (14) representará um palco de disputa por popularidade entre os políticos que vão ser testados nas urnas. Antes, o teste será feito no corpo a corpo nos oito quilômetros que separam a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde inicia o cortejo, da colina sagrada na Igreja de Senhor do Bonfim, na península itapagipana.

A corrida pela prefeitura de Salvador será o principal motivo dos sorrisos, abraços, selfies e acenos ao longo do desfile na festa. De um lado, o prefeito ACM Neto (DEM) levará sua tropa de choque de aliados para a festa e deverá surfar na onda que vem o colocando como o melhor avaliado no país dentre os prefeitos de capitais. Sua reeleição é vista até por adversários como um fenômeno quase irreversível. E é por isso que o governador Rui Costa (PT), principal cabo eleitoral do campo político oposto ao de Neto, deverá reforçar sua equipe para os festejos dessa quinta.

Ao lado do chefe do Palácio de Ondina estarão as principais figuras dos partidos aliados e que almejam uma vaga na estratégia de pulverização de candidaturas da base governista. Partidos apoiadores do governo petista como PCdoB, PTB e Pros já definiram seus pré-candidatos ao Executivo municipal e devem colocar suas apostas em total evidência ao longo do desfile.

No caso do prefeito, a avaliação estará voltada para a popularidade do eventual candidato a vice na chapa democrata. Os secretários do município como Fábio Mota (PMDB), Guilherme Bellintani (PPS), Sílvio Pinheiro (SD), Bruno Reis (PMDB), Luiz Carreira (PV) e o chefe de gabinete João Roma (DEM) estão no páreo pela cobiçada vaga.

Na corrida por uma das 43 vagas da Câmara de Salvador, estarão a grande maioria dos atuais vereadores e inúmeros pré-candidatos que querem adentrar à vida pública.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp