Política

Lista de Janot: Vice-líder do PT na Câmara diz que o clima é de apreensão

Publicado em 04/03/2015, às 10h17   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-líder do PT na Câmara Federal, o deputado baiano Afonso Florence, afirma que há um clima de apreensão e expectativa na Casa Legislativa com a espera da publicação da lista do procurador geral da República, Rodrigo Janot, onde constarão os nomes dos envolvidos no caso de corrupção na Petrobras.

O parlamentar ressalta que é preciso ter cuidado para não haver condenação prévia, embora os nomes dos presidentes peemedebistas Renan Calheiros e Eduardo Cunha, do Senado e da Câmara, respectivamente, sejam dados como certos na relação de beneficiados no esquema de pagamento de propinas com dinheiro da estatal. “A rigor, temos que ter parcimônia. Há um número grande de políticos envolvidos e precisamos ter cuidado para não condenar sem ter a lista publicada. Consideramos essa lista importante para que se apure as responsabilidades e para punir e limpar a Petrobras”, apontou o petista.

“É mais um passo que vem sendo dado desde que se iniciaram as investigações na Operação Lava Jato contra a formação de cartel no setor de petróleo e gás e que avançou com o uso da delação premiada. A CPI [feita pelo Congresso] também elaborou um relatório e encaminhou ao procurador Janot que vai ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Agora caberá ao STF decidir se abrirá a investigação”, contextualizou.

O deputado também não crê que o envolvimento dos presidentes na lista, caso haja confirmação, venha a paralisar os trabalhos no Congresso Nacional. “A nossa expectativa é que não tenha descontinuidade. Se estiverem [Cunha e Calheiros na lista de Janot], teremos que trabalhar para não implicar em turbulência política. A república tem que ser superior ao peso político dos presidentes. O Legislativo é fundamental na democracia brasileira. Se isso ocorrer, vamos trabalhar na busca da estabilidade”, afirmou Florence em conversa com o Bocão News.

Leia também:

Lista de Janot: Mário Negromonte e ex-parlamentares estariam entre os 54 nomes
Lava Jato: Cunha e Renan estão na lista de políticos de Janot
Lista vai produzir turbulência econômica e política, prevê Daniel

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp