Polícia

'Skinhead' suspeito de matar punk em Salvador é indiciado pela polícia

Reprodução/Sindipoc e Arquivo pessoal
Em vídeo, agressor registrou a sessão de espancamento motivada por divergência ideológica  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Sindipoc e Arquivo pessoal

Publicado em 21/07/2018, às 17h45   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 6 mil homicídios foram registrados na Bahia em 2017, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com a pasta, a maioria destes crimes está relacionada com a disputa entre facções e o controle de pontos de tráfico de drogas. Entretanto, pelo menos um caso registrado no ano passado contraria a estatística. 

Sergio Augusto Barbosa Filho, 35 anos, foi espancado em uma das ruas do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, no dia 5 de novembro, por divergência ideológica. Suspeito de praticar as agressões, um suposto Careca do Brasil (que se intitula skinhead) identificado pelo prenome Lucas Gabriel foi indiciado (considerado autor do crime) em junho pela Polícia Civil. 

O caso foi investigado pela 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras), onde familiares, testemunhas e o agressor prestaram depoimento. De acordo com a delegada Quitéria Maria de Siqueira Neta, por meio da assessoria da Polícia Civil, depois de concluído, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MP-BA), que pode oferecer denúncia à Justiça para abertura de processo criminal. 

'RATO PUNK' - Conhecido no movimento punk soteropolitano como 'Rato' (foto ao lado), Sérgio morreu no dia 26 de novembro, vítima de hemorragia interna causada por chutes em diversas partes do corpo.

Sérgio trabalhava em um bar alternativo na Rua do Paço, no Pelourinho. Um amigo da vítima relatou à reportagem que o agressor vinha circulando pelas imediações do estabelecimento, como se premeditasse o ataque. 

Após ser espancado, Sérgio foi para casa, em Cajazeiras, onde morava com a família. Entretanto, apesar das dores, olho roxo e hematomas em diversas partes do corpo, não procurou atendimento médico e optou por automedicar-se. 

O laudo pericial realizado só foi concluído no final de fevereiro deste ano, conforme apurado pela reportagem junto ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Conforme relatado por uma parente de Sérgio, que prefere o anonimato, naquela manhã de domingo, ele acordou e sentou no sofá para assistir TV. "O pai ofereceu água de coco, foi na cozinha pegar e quando voltou ele já estava sem vida", contou, frisando que a vítima depois de ser agredido queixava-se de muitas dores e chegou a cuspir sangue.   

O corpo de Sérgio foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério da Quinta dos Lázaros.

O suposto skinhead usou o próprio aparelho celular para filmar o ataque e compartilhar as imagens pelo WhatsApp como troféu. As imagens são de má qualidade, mas mostram uma pessoa no chão sendo alvo de chutes. Enquanto grava, o agressor xinga e identifica a vítima, além de exaltar sua bandeira ideológica: “Aqui é skinhead, porra!”. A filmagem dura 30 segundos. Assista:

Amigos da vítima usaram as redes sociais para lamentar a perda e denunciar o agressor. "Essa ideologia de merda ceifou a vida de um 'bróder' muito bem quisto e que jamais será esquecido", postou um amigo da vítima no Facebook. 

CONFLITO IDEOLÓGICO - Punks e carecas são historicamente marcados por discordância de ideias e confrontos. No Brasil, os Carecas defendem a bandeira do nacionalismo. Já os punks seguem a ideologia anarquista, se opondo ao Estado.

Em Salvador, apesar da ameaça iminente desde os anos 80/90, a ocorrência é considerada isolada nos dias atuais. De acordo com a Ação Antifascista Salvador, que conta com skins e punks, apesar de identificar a existência de carecas na cidade, não há registro de "conflito físico". 

O coletivo ainda ressalta a necessidade de distinguir o comportamento antifascista dos grupos extremistas, que apoiam correntes ideológicas como o Nazismo. 

Em fotos publicadas no Facebook, Lucas Gabriel (foto à direita) exibia camisetas com mensagens "Anti Antifa". Após a repercussão do caso na internet, o agressor excluiu o perfil na rede social.         

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp