Polícia

PF desarticula esquema de venda de produtos contrabandeados na Feira de São Joaquim

Divulgação/PF
Um dos produtos proibidos comercializados ilegalmente é o agrotóxico “chumbinho”  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 23/05/2018, às 10h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Feira, que visa desarticular grupos criminosos que atuavam no contrabando de cigarros, medicamentos ilegais, anabolizantes e agrotóxicos. Cerca de 30 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão em Salvador e Santo Antônio de Jesus.

Segundo a PF, as investigações tiveram início a partir de informações de que algumas pessoas realizavam abertamente a venda de produtos ilegais na feira de São Joaquim, localizada na região do Comércio, em Salvador.

A partir dessas informações, os agentes buscaram identificar a cadeia de fornecedores e vendedores e como era realizado o esquema. 

Um dos produtos proibidos, dentre outros que eram comercializados, é o “chumbinho”, um agrotóxico de uso exclusivo na lavoura como inseticida, porém utilizado irregularmente como veneno para ratos. Tal produto não possui registro na Anvisa e pode apresentar riscos a quem o adquire, inclusive de morte por ingestão. Além disso, explica a PF, seu uso como raticida é considerado ineficaz se comparado a outros meios.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Salvador e os envolvidos deverão responder pelos crimes de associação criminosa (art. 288, CP), contrabando (art. 334, CP) e recepção qualificada (art. 180, § 1º, CP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp