Polícia

Cartão Vermelho: PF deflagra operação contra irregularidades na Arena Fonte Nova

Divulgação
Investigação aponta que recursos foram desviados para pagamento de propina e financiamento de campanhas eleitorais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/02/2018, às 06h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26), a Operação Cartão Vermelho, que investiga irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio Arena Fonte Nova.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) autorizou o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos no esquema criminoso.

O objetivo, segundo a PF, é a localização e a apreensão de provas complementares dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro.

Dentre as irregularidades já evidenciadas no inquérito policial estão fraude a licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal afirma que as investigações mostram um direcionamento na licitação que culminou com a Parceria Público Privada nº 02/2010. O processo teria sido direcionado para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações (FNP), formado pelas empresas Odebrecht e a OAS.

A obra, segundo laudo pericial, foi superfaturada em valores que, corrigidos, podem chegar a mais de quatrocentos e cinquenta milhões de reais, sendo grande parte desviado para o pagamento de propina e o financiamento de campanhas eleitorais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags