Polícia

Polícia localiza 97,5% dos desaparecidos na BA em 2017; família não precisa esperar 24h para fazer BO

Divulgação/SSP
A principal motivação do desaparecimento é o conflito familiar  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP

Publicado em 19/11/2017, às 17h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

De janeiro a outubro deste ano, a polícia já auxiliou na localização de 97,5% dos desaparecidos no estado, segundo dados registrados pela Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP). Dos 319 desaparecidos, 311 já foram encontrados. No ano passado, 97,62% das vítimas foram encontradas. 

A delegada titular do DPP, Heloísa Simões, explica que a novidade é que o prazo de 24 horas para iniciar a busca foi alterado. “Assim que a família perceber o desaparecimento, checar direitinho os lugares prováveis e não encontrar, já pode acionar a polícia e a procura é estabelecida imediatamente”.

A principal motivação do desaparecimento, tanto em 2016 e 2017, é o conflito familiar. A maioria dos desaparecidos tem idade entre 12 a 17 anos e é importante o acompanhamento da família. A delegada pede mais atenção aos jovens e dá a dica: liberdade vigiada, não podemos proibir sempre, mas devemos fiscalizar as ações dessa garotada.

As mídias sociais têm sido ferramentas de auxílio neste trabalho de busca. Heloísa contou que a fanpage da DPP tem mais de 12 mil seguidores que ajudam nas buscas mandando informações. "É interessante porque as pessoas gostam de fazer parte desse processo”, destacou entusiasmada. 

Existe, também, o aplicativo 'Sipp' (Sistema de Informação para Proteção à Pessoa) que está disponível para download em celulares com sistema operacional Android. Nele, o usuário pode ter acesso a informações de desaparecidos de Salvador. Outra forma de entrar em contato é pelo Disque Denúncia da SSP, ligando 3335-0000, e também pelo WhatsApp da DPP, (71)99631-6538.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp