Polícia

Balanço da Guarda Municipal em 2010

Imagem Balanço da Guarda Municipal em 2010
Prefeitura divulgou todas as ações dos agentes. Confira os números  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/12/2010, às 20h52   Redação Bocão News



Prefeitura de Salvador enviou nota à imprensa com o balanço das atividades da Guarda Municipal em 2010. Confira as informações na integra:

Durante o ano de 2010, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) esteve mais perto dos moradores e visitantes da capital baiana. Ao intensificar a "Operação Verão", iniciada no ano anterior, com presença em festas e comemorações características da estação em Salvador, os Guardas Municipais marcaram presença nas Lavagens do Bonfim e de Itapuã, nas Festas da Boa Viagem, Lapinha e Yemanjá, além do Carnaval 2010, quando foi utilizado pela primeira vez o sistema de videomonitoramento, em apoio à Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel).

Os agentes também atenderam a mais de 450 solicitações feitas por outros órgãos da Prefeitura e demais instituições, em eventos de fiscalização, cidadania, lazer e saúde. O órgão também teve atuação na Operação Orla, com efetivo de 317 guardas, 17 viaturas, cinco motocicletas e dois quadriciclos no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Stella Maris. Com o anúncio do Projeto Orla 24 Horas, os agentes da Susprev vão atuar durante o Réveillon 2011 e todo o verão nos 75 quilômetros da Orla soteropolitana.

De acordo com o Setor de Estatística da Susprev, foram contabilizados 357 acontecimentos nos diversos ramos de atuação dos agentes pelas ruas da cidade. O auxílio e/ou socorro ao público correspondeu ao maior número de solicitações, com 17% do total de ocorrências, ao passo que a atuação dos guardas em acidentes de trânsito com vítimas (12%) e sem vítimas (11%) ocuparam segunda e terceira posições. Seguiram-se os roubos (8%), ameaças (7%) agressões/ lesões corporais (5%); furtos (5%); apoio a outros órgãos (4%); desacato (3%); outras ocorrências de apoio (6%); e demais fatos (tentativa de homicídio, depredação, atentado ao pudor, ato obsceno, perturbação à ordem pública, porte ilegal de arma, homicídio, incêndio e combate às drogas), que registraram 22% do total das ocorrências.

No âmbito sócio-educativo, o Núcleo de Projetos Especiais (Nupe) concretizou o Projeto "Guarda Municipal: Escola de Cidadania", e desenvolveu ações pedagógicas em escolas e comunidades, tratando de temas como a questão do bullying nas escolas. O setor também apresentou os projetos desenvolvidos na capital baiana, durante o 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.
Capacitação - A formação e capacitação do quadro de funcionários também foi foco das ações da Superintendência em 2011, no intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Dentre os destaques estão os cursos de Direção Defensiva para o Grupamento Especial de Motociclistas, Controle de Distúrbio Civil, Atualização de Procedimentos Tático-Operacionais, Operações com Cães de Faro e a Reunião do Grupo de Trabalho para a Copa de 2014, em Brasília (DF).

De acordo com o Ten. Cel. Roberto Fiuza, superintendente da Susprev, a Guarda Municipal do Salvador, em 2011, estará mais próxima ainda da população. "Hoje todos percebem a importância da Guarda para a sociedade. Nós contamos com um efetivo compromissado que tem se aprimorado cada vez mais para atingir maior eficiência", destaca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp