BNews Nordeste

Estado nordestino lidera produção de energia eólica no Brasil; saiba qual

Divulgação
A produção do estado nordestino, Rio Grande do Norte, foi ajudada pelo vento constante no ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/11/2022, às 08h05   Cadastrado por Pedro Moraes



A produção de energia eólica no Brasil tem como estado líder um nordestino: o Rio Grande do Norte. Com a ajuda da força dos ventos, os aerogeradores gigantes são impulsionados, os quais cortam os céus do litoral ao sertão potiguar. Dessa maneira, a produção local dos parques estaduais está conectada ao sistema interligado nacional. 

O complexo eólico “Campos dos Ventos”, localizado em João Câmara, no interior do Rio Grande do Norte, está em operação desde 2014. Há oito anos, ele mantém o posto de primeiro parque de uma das companhias que mais investiram em parques eólicos no estado. Do mesmo modo, corresponde a uma das maiores empresas do segmento de energia renovável do país, que possui sede no município de Campinas, em São Paulo.

A companhia chegou a construir, no estado, cerca de 423 turbinas eólicas em 33 parques, além de uma capacidade instalada para provocar 840 megawatts de energia. No mais, já são 250 empregos formados em cidades como João Câmara, Parazinho, Touros, São Miguel do Gostoso e Baía Formosa. 

Um dos novos propósitos da empresa é, mediante os objetivos futuros, ‘tocar o barco’ com o escritório local em Natal, inaugurado nesta semana. Nesse sentido, fica evidente a intenção de permanecer com o investimento no estado, que tem os elementos necessários para produzir energia limpa, considerada não-poluente.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, cerca de 224 empreendimentos estão em operação, com capacidade de produzir no máximo 6,8 gigawatts. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp