BNews Nordeste

Corredor morre após complicações de doença que deixa urina preta; saiba detalhes

Reprodução/Recife Running
Corredor de 50 anos morreu após passar mal durante uma corrida realizada em Pernambuco  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Recife Running
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 24/01/2024, às 14h12 - Atualizado às 14h13



Depois de fazer um grande esforço numa corrida realizada em Caruaru-PE, Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, morreu por complicações de saúde provocadas por rabdomiólise. A doença ocasiona uma lesão muscular aguda que deixa a urina da pessoa na cor preta. O homem participou de uma prova de 14 quilômetros no último domingo (21).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em seguida, Dorgival passou mal e precisou ser levado a um hospital. Ele estava internado na UTI do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, quando não resistiu as complicações. No percurso, o corredor saiu da cidade de Pombos, em direção à cidade de Gravatá, no Agreste. Segundo a unidade hospitalar, a causa da morte do paciente foi hepatite fulminante e rabdomiólise.

Segundo a médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, rabdomiólise pode ser ocasionada pelo grande esforço, por muitas vezes excessivo, durante atividades físicas. Outro fator é quando a atividade é praticada por pessoas que ainda não estão preparadas.

Quando treinamos muito intensamente, o músculo quebra mais e consequentemente os rins têm que filtrar mais. Isso gera um quadro de insuficiência aguda, as toxinas aumentam e a pessoa pode precisar de diálise ou até chegar à morte", explicou a médica Karina Hatano ao g1.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp