BNews Nordeste

Deputados estaduais aprovam extinção de 21 cartórios em Sergipe

Imagem ilustrativa
A justificativa para a extinção foi o que o TJSE considerou haver “absoluta inviabilidade financeira de seu funcionamento”  |   Bnews - Divulgação Imagem ilustrativa

Publicado em 14/10/2021, às 13h33   Redação BNews



Um projeto enviado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), que extingue 21 cartórios no estado e pavimenta o caminho para a realização de novo concurso na área, foi aprovado nesta quarta-feira (14) pela Assembleia Legislativa de Sergipe (AL-SE).

A justificativa para a extinção foi o que o TJ considerou haver “absoluta inviabilidade financeira de seu funcionamento”. Alguns serão apenas extintos, enquanto outros devem passar por uma espécie de fusão.

“De uma forma geral, o presente projeto visa readequar o quantitativo de cartórios existentes à realidade socioeconômica do Estado, uma vez que muitos deles acabam sendo ofertados no concurso público, sendo logo descartados pelos delegatários, uma vez que não possuem viabilidade econômica para a sua existência, prejudicando, assim, os potenciais usuários dos serviços extrajudiciais da Comarca”, registrou o presidente do TJ, na exposição de motivos enviada aos deputados estaduais.

O Projeto de Lei visa readequar o quantitativo de cartórios existentes à realidade socioeconômica do estado, além de adotar medidas para melhorar os serviços públicos provenientes da delegação e torná-los viáveis economicamente, extinguindo aqueles que não conseguem sobreviver financeiramente.

Leia também
Suspeito de tentar assaltar ônibus apanha de populares em Aracaju
Ministério Público investiga deputado sergipano por suposta 'rachadinha' na Alese


Acompanhe o BNews Sergipe também no Instagram. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp