Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: na contramão de Paupério e Show da Virada na Câmara

Publicado em 12/11/2015, às 06h06   Editoria de Política do Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Cheiro de pizza

A proposta que tenta extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios vai acabar em pizza. Deputados foram consultados pelo Bocão News e já afirmaram que votarão contra a matéria, que pode nem entrar para votação na Casa. A bancada de oposição é contrária à proposta, bem como alguns governistas. Ninguém quis se identificar, mas os legisladores já afirmaram que não farão "coro" a um desejo único do presidente Marcelo Nilo.

Sem debate

Apesar de afirmar, e jogar a responsabilidade para os parlamentares, Nilo diz que só quer fazer um debate. Porém, parlamentares reclamaram que não houve nenhuma discussão. Muitos nem sabem qual o objetivo da proposta. A desculpa de que a extinção diminuirá custos de 170 milhões de reais não convenceu os pares. Um chegou a dizer: "tirar de um órgão como o TCM, mas criar cargos em outros lugares? Não entendo essa perspectiva ".

Vai e vem

O deputado estadual Sargento Isidório está mais perdido que cego em tiroteio de olho nas eleições de 2016. Uma hora diz que está tudo certo para sua entrada no Pros. Depois diz que ainda está em discussão. Esse vai e vem terminou em uma reunião acalorada entre o parlamentar e o presidente da sigla nesta quarta-feira. Depois de pegar fogo a discussão, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, que bateu na mesa e garantiu que Isidório vai mesmo para o Pros.

Merenda pesou

O clima entre os vereadores Aladilce Souza (PCdoB) e Claudio Tinoco (DEM), que nunca foi dos melhores, piorou de vez. O estopim foi a resposta dada pelo demista à declaração da comunista de que os vereadores da oposição ainda não estão satisfeitos com as explicações dadas pelo secretário da Educação, Guilherme Bellintani, sobre a polêmica da merenda escolar que foi parar em Goiás. Chamada de “mentirosa” e de “especialista em distorcer a verdade”, ao ver Tinoco sendo entrevistado pelo Bocão News, Aladilce não se conteve e interveio: “Não vá falar mentira para o repórter não”.

Na contramão de Paupério

Exatamente um mês após assumir a conturbada pasta da Gestão em Salvador, a secretária Sônia Magnólia teve o seu primeiro contato com os vereadores da Câmara na apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na saída do evento, a secretária foi abordada por um representante dos trabalhadores municipais, que cobrou uma reunião com a nova secretária. Diferentemente do antecessor Paupério, marcado por ter uma relação nada cordial com os servidores, Sônia Magnólia fez questão de mostrar abertura.  

- Vamos marcar. Já me reuni com o Sindseps. Vamos acertar uma data com o Sindacs. É que são muitos sindicatos, né?

Em meio a tantos pedidos de tantas categorias diferentes, um dos maiores desafios de Sônia Magnólia é construir uma relação mais harmônica com os servidores municipais.

De olho na liderança

Tem vereador rezando para todos os santos e orixás para que o vereador Joceval Rodrigues (PPS) consiga vencer o processo contra o deputado federal Uldurico Júnior e consiga a vaga na Câmara Federal. Tudo isso para a cadeira de líder do prefeito ACM Neto (DEM) vagar. Um dos fortes candidatos ao posto é o vice-líder Leo Prates (DEM), unha e cutícula do chefe do Palácio Thomé de Souza dentro do Democratas. Resta saber se o processo vai prosperar. Joceval que não é besta, não quer trocar o certo pelo duvidoso e já pavimenta sua reeleição na Casa.

Show da Virada

Pelo jeito, o Show da Virada dos vereadores não será na TV Globo, mas no Plenário Cosme de Farias. Caminha para o fim do ano a possibilidade da apreciação dos projetos do Executivo. A bola de neve que as proposições podem provocar pela não aprovação do projeto do ITIV poderão varar pelo fim de dezembro. Há quem diga que os mais refinados, donos de pomposas doações de campanha, estourarão seus "Chandons" e alguns mais simples se contentarão com suas garrafas de"Cereser".

Entre irmãos

Em família, tudo em paz. Os Trindade, que vão concorrer a eleição do próximo ano à Câmara de Salvador, não deverão topar de frente. Zé, atual parlamentar municipal do PSL, e Henrique, possível neo filiado ao PMDB e ex-deputado federal, estão dispostos a sacramentar suas eleições e trabalham para isso. Questionado sobre o fato, Zé Trindade largou: "São mais de 1 milhão de votos. Eu busco os meus dentro de 750 mil e ele busca os dele nos votos restantes", afirmou. Tão pensando alto.

Sem jeito I

Em debate na Câmara de Salvador sobre intolerância religiosa, o vereador Antonio Mário (PSB) se viu completamente fora do ninho na audiência pública. Com representantes do candomblé, catolicismo, umbanda, espíritas falando sobre a necessidade de respeitar todas as crenças, o socialista fez parte da mesa do evento. Convidado pelo vereador Gilmar Santiago (PT) para discursar, Antonio Mário foi  único integrante da mesa que recusou o direito de fala:

- Não me sinto preparado para falar agora.

A audiência pública terminou sem Antonio Mário expor o grave da voz.

Sem jeito II

No Salão de Atos da Governadoria, semana passada, a única ação que o vereador Joceval Rodrigues (PPS), líder do prefeito ACM Neto na Câmara Municipal de Salvador, esboçou foi a de ficar quietinho, em uma das cadeiras do auditório, enquanto o governador Rui Costa (PT) protagonizava a assinatura do primeiro consórcio de saúde da Bahia, firmado com prefeitos de dez municípios do Sul do estado. O edil, que é presidente estadual de seu partido, compareceu na condição de presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), secção Bahia. São os atos do ofício.

Linha tênue

Uma trégua no fim do túnel – ou da estação. O vereador Léo Prates (DEM) e o deputado estadual Marcell Moraes (PV) resolveram pegar o mesmo bonde em relação ao “desmatamento” do canteiro central da Paralela, onde será implantada a Linha 2 do metrô da capital baiana. Depois de protagonizarem a maior celeuma na Câmara, com direito a arremesso de pasta de um no outro, em 2014, os parlamentares decidiram conversar sobre a derrubada da vegetação na avenida. A pasta que atinge os dois agora é a do Meio Ambiente.

Dinossauro tucano

Os tucanos presentes no encontro do PSDB em Salvador não contiveram o riso quando Aécio Neves se dirigiu ao deputado federal Jutahy Magalhães enquanto saudava os integrantes da mesa. Quem presenciou, quis chamar o parlamentar baiano de dinossauro da política. "Quero saudar o líder do PSDB que me sucedeu na liderança. Há quanto tempo, hein, Jutahy? Mil anos atrás", disse o senador mineiro, para gargalhada geral do auditório do Fiesta Convention Center.

Articulações anti-petistas

Há uma disputa em Camaçari entre nomes da oposição para saber quem será o escolhido de Neto para disputar a prefeitura local na eleição municipal do ano que vem. O líder democrata no estado da Bahia já avisou que não tem predileção entre Elinaldo (DEM) e Tude (PMDB). Levará o que estiver melhor posicionado nas pesquisas no momento da decisão. Para conquistar esse título, ambos têm se movimentado e Tude tem chamado a atenção para sua estratégia nas redes sociais. Vive postando obras feitas quando foi prefeito da cidade e tentando convencer Neto mostrando o elo existente si e o carlismo. Nessa quarta (11), por exemplo, postou uma foto ao lado do falecido ACM e com pegada de campanha: "#VemComTude".

Sintonia universal #SQN

Tia Eron, deputada federal e presidente estadual do PRB, partido ligado à Igreja Universal, bem tentou, mas não conseguiu demover o prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, no Sul da Bahia, da decisão de não concorrer à reeleição. Não bastasse a saída dos republicanos do páreo, os alinhamentos políticos no território itabunense estão demonstrando outro desacordo entre o prefeito e a líder dele no estado. Fonte do Bocão News afirma que Eron pensa em caminhar com o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), mas Vane já declarou apoio ao colega de parlamento de Tia, o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB). “Ele tem o perfil de administrador que a cidade precisa”, definiu o gestor. Se a ideia era demonstrar unidade de pensamento, ficou só na ideia. Aliás, não é de agora que Vane contraria o partido ou vice-versa. Na eleição estadual, o prefeito de Itabuna queria apoiar Rui Costa, mas, à época, o então presidente do PRB, o deputado federal Márcio Marinho decidiu seguir com Paulo Souto.

Se cuida, doutor

O médico-prefeito de Ibirapitanga, Doutor Ravan (PSD), no Sul da Bahia, que se cuide. Na cola dele, no quesito sucessão municipal, está o policial rodoviário federal Sivanilton Menezes (PDT) e o cantor gospel Netto Paz (PTdoB). Na última semana, a oposição na cidade criou uma frente com quatro pré-candidatos. Além da dupla, o atual vice-prefeito Je (SDD) e o ex-prefeito Eraldo Assunção (PP) colocaram o nome na pista. Em abril, o resultado de uma pesquisa pode ajudar a definir quem vai disputar com Ravan, que está cada vez mais isolado politicamente. Ainda tem a chance da ex-primeira-dama Val de Gude entrar para o grupo, a fim de colocar o doutor na berlinda.

Deputados trocam farpas sobre lei da vaquejada
O ex-secretário de Agricultura, Eduardo Salles (PP), deputado estadual autor da lei que regulamenta a vaquejada na Bahia, foi comemorar a sanção do texto pelo governador Rui Costa, mas foi interpelado pelo colega da Assembleia Legislativa, Marcell Moraes (PV). Defensor dos animais, o verdista desafiou Salles a debater o assunto no plenário. "Constantemente, Vossa Excelência tenta fugir do debate e procura os meios de imprensa e grupos", disparou Marcell em um grupo que compartilham no aplicativo WhatsApp. O pepista, por sua vez, reagiu pedindo ao verdista que, antes, estude o assunto. "Se você for falar sem argumentos, aí não tem condições", ironizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp