Mundo

China deixa de ser o país mais populoso do mundo, aponta projeção

Imagem de Leslin_Liu por Pixabay
Índia ultrapassou o número de habitantes da China neste mês  |   Bnews - Divulgação Imagem de Leslin_Liu por Pixabay

Publicado em 29/04/2023, às 12h44   Mariana De Siervi



Neste mês de abril, a China deixou de ser o país mais populoso do mundo, deixando lugar para a Índia, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são do G1.

Com essa informação, é a primeira vez que a China deixa de ser a nação mais populosa. A mudança do ranking de países mais populoso, ainda não tem data, porém a ONU acredita que aconteça no fim do mês.

A Índia tem 1,428 bilhão de habitantes

A China tem 1,425 bilhão de habitantes

Foi em 1950 que a ONU deu início na contabilização das populações do mundo e sempre a China estava no topo do ranking. Estima-se que em 1750 havia 225 milhões de chineses, sendo assim, o país já era a nação mais populosa do mundo.

ÍNDIA NO TOPO

Uma das possibilidades dessa mudança, é pelo fato da população chinesa estar envelhecida e tem um crescimento estagnado. No país já foi instaurada a lei do filho único e mesmo após seu fim, a estagnação do crescimento, continuou acontecendo. Outra projeção aponta que em 2050, a população da China será 8% menor que a atual.

Com isso, por ter uma população mais jovem, a Índia tomou o lugar. Além disso, o país tem a taxa de fertilidade mais alta e uma queda na mortalidade infantil nas últimas décadas.

Segundo o professor emérito de sociologia na Texas A&M University,Dudley Poston, Jr, a Índia tem mais bebês nascidos a cada ano do que em qualquer outro país, enquanto na China há mais mortes a cada ano do que nascimentos.

A população da índia tem projeção de continuar crescendo e deve atingir o pico em 2064, com 1,7 bilhão de pessoas. Cerca de 50% maior que a projetada pela população chinesa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp