Mundo

Ampliando ofensiva, Rússia ataca Kiev e Lviv

Reprodução/twitter @nexta_tv
Na sitiada Mariupol, cenário dos combates mais pesados da guerra e da pior catástrofe humanitária  |   Bnews - Divulgação Reprodução/twitter @nexta_tv

Publicado em 16/04/2022, às 15h45   Agencia Brasil



Aviões de guerra russos bombardearam Lviv e mísseis atingiram Kiev e Kharkiv neste sábado (16), conforme Moscou cumpre a ameaça de lançar mais ataques contra cidades ucranianas.

Na sitiada Mariupol, cenário dos combates mais pesados da guerra e da pior catástrofe humanitária, as tropas russas colocaram pressão sobre os avanços recentes, esperando compensar o fracasso em capturar Kiev.

Leia mais: 

Rússia proíbe entrada de Boris Johnson no país

Zelensky diz que mundo deve se preparar para chance de Putin usar armas nucleares

Anvisa acompanha caso de chocolates Kinder contaminados; saiba detalhes

Moscou informou que seus aviões atingiram uma fábrica de reparos de tanques na capital, onde pôde ser ouvida uma explosão no distrito de Darnytskyi, no sudeste de Kiev. O prefeito da capital da Ucrânia disse que pelo menos uma pessoa morreu e que os médicos estão lutando para salvar outras vidas.

O exército da Ucrânia disse que os aviões de guerra russos que decolaram de Belarus também dispararam mísseis na região de Lviv, perto da fronteira com a Polônia, onde quatro mísseis de cruzeiro foram abatidos por defesas aéreas ucranianas.

Em Mariupol, jornalistas da Reuters nas partes da cidade controladas pelos russos chegaram à siderúrgica Ilyich, que Moscou alegou ter capturado na sexta-feira (15). O local abriga uma das duas gigantescas fábricas de metal onde defensores têm resistido em túneis subterrâneos e bunkers.

Os ataques seguiram o anúncio da Rússia ontem, de que o país intensificaria a ofensiva de longo alcance em retaliação a atos não especificados de "sabotagem" e "terrorismo", horas depois de confirmar o naufrágio de seu navio almirante no Mar Negro, o Moskva.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp