Mundo

Grupo extremista africano reivindica autoria de ataque a hotel no Mali

Publicado em 20/11/2015, às 15h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Um grupo africano extremista assumiu a responsabilidade pelo ataque a filial do hotel Radisson Blu, a oeste do centro de Bamako, capital do Mali, nesta sexta-feira. Forças de segurança do Mali entraram no prédio em uma operação junto a forças americanas e francesas para libertar cerca de 170 reféns das mãos de um grupo de homens armados que invadiu o local nesta sexta-feira. Salif Traoré, ministro de Segurança do Mali, confirmou que não há mais nenhum refém. Agentes das ONU encontraram 27 corpos em contagem preliminar. — Não têm reféns e as forças (de segurança) agora estão em busca deles — declarou Traoré à imprensa horas depois do início da operação, segundo a agência de notícias.
O porta-voz do Ministério disse que os atiradores ainda resistem à ação policial:
— Eles estão encurralados nos andares superiores. Eles estão sozinhos com as forças especiais malinesas que tentam expulsá-los.
Dois atiradores morreram no local, segundo a AFP. Uma autoridade da ONU disse à Reuters sob condição de anonimato que 12 corpos foram encontrados no subsolo do hotel e 15 no segundo andar. Inicialmente, um porta-voz do ministério disse à agência que três pessoas morreram no incidente: supostamente dois malineses e um francês.
O grupo al-Mourabitoun, baseado no norte do Mali, na região do deserto do Saara, e composto principalmente por tuaregues e árabes, publicou uma mensagem no Twitter em que reivindica a autoria do ataque ao hotel. A veracidade da informação ainda não foi confirmada. O grupo se formou há dois anos é chefiado por Mokhtar Belmokhtar, dissidente da al-Qaeda.
O al-Mourabitoun está por trás da morte de cinco pessoas em um restaurante de Bamako em março; um ataque suicida a agentes humanitários da ONU em abril no qual três pessoas morreram e um ataque a um hotel na cidade malinesa de Sevare em agosto que deixou 17 mortos.
Fonte: O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp