Meio Ambiente

Ingressos para o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade já estão esgotados

Divulgação/Ibrades
Congresso inicia nesta quinta-feira (16), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ibrades
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 13/05/2024, às 18h12



A quatro dias para o início do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o evento já tem 100% dos ingressos esgotados. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades) juntamente com a Associação Comercial da Bahia (ACB), o congresso, nesta edição, tem como tema central “A equação do desenvolvimento, da preservação e da segurança jurídica”.

Sob coordenação da advogada e empresária Isabela Suarez, vice-presidente de Sustentabilidade da ACB e presidente Fundação Baía Viva, e do presidente do Ibrades, o advogado, professor e pós-doutor em Direito e Sustentabilidade, Georges Humbert, o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade foi considerado um sucesso absoluto em sua primeira edição. O evento, que reúne especialistas para discutir e analisar o tema Sustentabilidade à luz do Estado Democrático de Direito, contará com a presença de cientistas, agentes políticos, empresários e formadores de opinião de todos os cantos do país.

Ingressos esgotados

Em entrevista ao BNews, a coordenadora do congresso disse acreditar que os ingressos esgotados refletem a consagração do evento no calendário do setor jurídico e agenda sustentável. “Desde que o projeto ainda era apenas uma ideia, o nosso objetivo era justamente expandir o congresso nacionalmente”, elencou Isabela.

“A escolha da capital baiana para sediar o evento está relacionada ao nosso desejo de destacar a relevância da nossa cidade e do nosso estado nas discussões sobre direito e sustentabilidade, mas o objetivo central é, sim, firmar o projeto no calendário do setor no país e acredito que os ingressos esgotados indicam que esse propósito tem sido alcançado”, afirmou a advogada.

Quem também comemorou o sucesso do congresso foi o jurista Georges Humbert, que ressaltou a importância da participação de grandes autoridades nacionais no evento. “Temos palestrantes e congressistas de todo país, além da participação de dois ministros do governo federal (Celso Sabino, do Turismo e Jorge Messias, da Advocacia Geral da União), bem como de palestrantes até de fora do Brasil, ou com assento em comitês da ONU [Organização das Nações Unidas], como é o caso de Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta da Neoenergia Ceolba”, destacou.

Segunda edição

À reportagem, os coordenadores do evento também informaram o que o público pode esperar da segunda edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade. “O público pode esperar, sem dúvidas, uma abordagem ainda mais ampla dos principais temas relacionados ao meio ambiente, agenda ESG, Poder Judiciário e, claro, economia, já que também faz parte do nosso objetivo destacar o papel da iniciativa privada no avanço da sustentabilidade”, pontuou Isabela.

“Neste sentido, o congresso reúne, em mais uma edição, autoridades, profissionais e especialistas no setor que, sobretudo, desenvolvem esses temas de forma precisa e coesa, com exemplos de grandes cases e projetos que têm dado bons resultados em diversos cantos do país e do mundo”, emendou a empresária do setor imobiliário.

Isabela Suarez também destacou a importância da participação da imprensa no evento, como forma de possibilitar o acesso aos conteúdos abordados durante o congresso. “Tudo isso, claro, atrelado ao objetivo de aproximar essas discussões da sociedade, por isso, estamos contando, mais uma vez, com a presença de grandes veículos de comunicação, que assumem o compromisso de levar essas informações ao maior número de pessoas possível”.

Já o presidente do Ibrades revelou algumas novidades da segunda edição do congresso. “Além da curadoria diferenciada de temas e profissionais, vamos dobrar o espaço e ampliar a quantidade de apresentações. Destacamos algumas novidades, como o BNews Glass, A Sala A Tarde de Práticas Sustentáveis e Economia do Mar, transmissões ao vivo do evento, o Sebrae medindo o nível de sustentabilidade de sua empresa, show de encerramento com Adelmo Cazé e outras supressas”, contou Humbert.

Participação de ministros

Entre as autoridades confirmadas para participar do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade está o ministro do Turismo, Celso Sabino. Na ocasião, o titular do órgão federal será o responsável pela conferência magna de abertura do evento.

Além de Sabino, mais dois ministros estão confirmados na programação congresso: o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Afrânio Vilela, que ficará a cargo de ministrar conferência de abertura do segundo dia do evento, além do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Painéis

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade será marcada pela discussão de temas divididos por dez painéis. Entre os assuntos a serem abordados, estão: "Turismo sustentável", "Transição e segurança energética", "Agronegócio sustentável", "Responsabilidade ambiental e tomada de decisões sustentáveis", "Direito ambiental nos tribunais", "Economia verde: gargalos e soluções", "Indústrias sustentáveis e descarbonização", "ESG e gestão ambiental", "Pagamento por serviços ambientais", "Controle interno, externo e impacto regulatório" e outros.

BNews Glass

O II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade contará com uma ampla cobertura jornalística do site que mais cresce na Bahia, além de transmissão ao vivo dos principais painéis do evento. Por meio do “BNews Glass”, um espaço pensado especialmente para o evento, jornalistas do BNews receberão gestores e administradores de órgãos públicos e privados, agentes políticos, promotores, magistrados, advogados e profissionais que atuam na agenda sustentável.

Todo o conteúdo produzido pelo veículo de comunicação durante os dois dias de congresso poderá ser acessado em tempo real através do site bnews.com.br, do Instagram (@bnews_oficial) e do canal BNewsTV, no YouTube, que já soma mais de 160 mil inscritos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp