Meio Ambiente

Bahia recebe destaque internacional por potencial em produção de hidrogênio verde

Foto: Instagram/@jeronimorodriguesba
Produção de hidrogênio verde no estado tem atraído olhares de investidores internacionais  |   Bnews - Divulgação Foto: Instagram/@jeronimorodriguesba

Publicado em 14/05/2024, às 19h17   Cadastrado por Carolina Papa



O potencial da Bahia e do Nordeste na produção de energia limpa foi destaque durante o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition na cidade de Roterdã, na Holanda. A produção de hidrogênio verde (H2V) tem atraído os olhares de investidores internacionais para o Estado.

Inscreva-se no canal do BNews no Whatsapp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) marcou presença no evento. De acordo com ele, a Bahia “tem potencial de convidar empresários para investir, criar emprego e renda”. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Bahia produz cerca de 30% de toda a energia eólica e 20% de toda a energia solar no Brasil.

A matriz elétrica estadual é considerada mais de 90% renovável.

Um estudo produzido em 2021 pela McKinsey & Company, intitulado “Hidrogênio verde: uma oportunidade de geração de riqueza com sustentabilidade, para o Brasil e o mundo”, mostra que, no Brasil, a produção do combustível representa uma quantia de US$ 4 bilhões a US$ 6 bilhões para o país até 2040.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp