Justiça

Após decisão judicial, eleição do Sinpojud é adiada para 6 de dezembro

BNews
Possibilidade de adiamento foi antecipada pelo BNews após decisão do TJ-BA favorável à chapa 2  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 26/11/2018, às 19h30   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

A comissão responsável pelo processo eleitoral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud-BA) adiou para 6 de dezembro a votação que estava prevista para a próxima quinta-feira (29). 

A possibilidade de adiamento foi antecipada pelo BNews no último sábado (24) com base na decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que validou o registro de candidatura da chapa 2 - que havia sido impugnado pela comissão eleitoral

A mudança de data também é consequência da operação realizada na sede do Sinpojud, na última sexta-feira (23), que buscou documentos da Chapa 1. A ação - a pedido da chapa 2 - foi autorizada através de mandado concedido pelo juiz da 7ª Vara Cível e Comercial de Salvador, Luís Roberto Cappio Guedes Pereira.

Ao BNews, Adelson Costa Oliveira, candidato a presidente da chapa 2, informou que após análise dos documentos verificou que a Chapa 1 não apresentou todos os documentos necessários para que seus membros se tornassem aptos a concorrer, e ainda assim tiveram candidatura registrada.

“Agora a gente vai informar o juiz e pedir o afastamento da comissão eleitoral. Eles não têm isenção para conduzir a eleição”, afirmou.

“Foi constatada a falta de grande parte da documentação exigida dos candidatos, como Certidão Cível de 2º Grau, Certidão Crime de 2º Grau, Certidão Eleitoral do 1º Grau e Certidão Negativa do Serasa. Toda a documentação citada é colocada como exigência pela própria Comissão Eleitoral do Sinpojud. Tendo em vista a não apresentação da documentação exigida, a Chapa 1 não está apta a concorrer o certame”, acentuou.

Ele lembrou que sua chapa teve registro negado pela mesma comissão, apesar de ter apresentado todos os documentos necessários. 

“Acho que dia 6 de dezembro não dá tempo porque eles passaram a campanha dizendo que só tinha uma chapa. Não temos tempo para reverter. Diante da gravidade, vamos informar ao juiz para que ele tome uma decisão sobre o caso”, explicou Adelson Oliveira, ao detalhar que deseja ampliar o prazo de adiamento para a disputa.

O grupo que vencer as eleições tomará posse no dia 5 de março de 2019, como prevê o estatuto. Quase sete mil filiados estão aptos a votar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp