Justiça

Presidente Dutra: TJ concede à defesa de jovem preso direito de ouvir transexual

Publicado em 17/08/2017, às 12h50   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu à defesa de Domingos Mendes, 20 anos, preso desde abril deste ano, o direito de ouvir a transexual Bárbara Trindade, a Babi, alvo de tentativa de homicídio no município de Presidente Dutra. Na alegação, os advogados Alex Vinícius Nunes Novaes Machado e Eric Nunes Novaes Machado ressaltaram que o jovem foi preso com base em depoimentos contraditórios da vítima.
"Conseguimos um Hapeas Corpus no TJ-BA anulando parte do processo e reabrindo a instrução. Durante o inquérito, ela sempre deixou claro que não conhece Domingos, mas alguns familiares (de Babi) persistem em dizer que eles se conheciam, e que essa informação foi repassada por Bárbara. Só que ela nunca afirmou isso às autoridades. Precisamos saber quando ela fala a verdade, se para as autoridades ou para a família", declarou o advogado Alex Vinícius, em conversa com o BNews, frisando que a vítima falou com o Ministério Público e a polícia por mais de quatro vezes durante o inquérito. O depoimento ainda não tem data marcada. 
Segundo a defesa, o pedido já havia sido negado pelo juiz Ruy José Amaral Adães Júnior, de Irecê. 
PRESOS
O frentista Domingos Mendes foi preso com base no primeiro inquérito, onde a vítima teria afirmado sua participação no atentado, apesar do atirador chegar ao local usando capacete, conforme imagens de câmeras de segurança. Após pressão da família do jovem e de populares, um segundo inquérito foi responsável pela prisão do policial militar Paulo Roberto Ferreira Machado, outro suspeito pelo crime.  
O policial, que chegou a ser solto após cumprir prisão temporária no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, voltou a ser preso preventivamente. De acordo com a família de Domingos, durante o atentado, Paulo Roberto contou a ajuda de um comparsa, que estaria foragido. A reportagem tentou contato com a defesa de Paulo Roberto, mas até a publicação da matéria não obteve retorno. 
O CASO - A transexual Bárbara Trindade, 22, ficou tetraplégica após sofrer dois disparos de pistola 380. Ela teria sido atraída para o local do crime através de uma conversa via WhatsApp, supostamente enviada por Domingos. A família do frentista nega a versão e credita o surgimento do nome do jovem no caso a um perfil falso criado por Paulo Roberto, que teria planejado a morte de Babi por conta de uma foto divulgada na cidade em que os dois apareciam abraçados.  
Notícias relacionadas:
Família de acusado de atirar em transexual nega versão e atribui crime a PM
Protesto em Presidente Dutra pede liberdade de acusado de ataque a transexual

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp