Cidades

Caso João de Deus: uma mulher denuncia ao MP-BA suposto abuso

Walterson Rosa/Folhapress
A assessoria do Ministério Público baiano informou ao BNews que as vítimas podem procurar o órgão em suas respectivas cidades  |   Bnews - Divulgação Walterson Rosa/Folhapress

Publicado em 14/12/2018, às 09h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher que teria sido vítima do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, procurou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para denunciar um suposto abuso. A informação foi confirmada ao BNews pela assessoria do órgão, que não revelou qual a cidade de origem dela. O MP-BA participa da força-tarefa nacional iniciada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).

A assessoria do MP-BA informou ainda que as vítimas podem procurar o órgão em suas respectivas cidades. Em Salvador, o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem), localizado na Rua Arquimedes Gonçalves, Jardim Baiano, 142, no bairro de Nazaré, recebe as denúncias. O contato com o MP-BA pode ser feito também por meio dos telefones (71) 3321-1949 ou 3103-0345/0610, e pelo e-mail [email protected].

“O Gedem é vinculado ao Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh) que encaminhou notificação a todas as promotorias de Justiça do interior solicitando que os promotores colham o depoimento de todas as eventuais vítimas que procurem o MP e repassem as informações ao Centro, para que ele encaminhe os dados ao MP de Goiás, de onde é coordenada a força-tarefa”, diz trecho da nota enviada para reportagem.

As supostas agressões sexuais foram reveladas, inicialmente, pelo programa Conversa com Bial, da TV Globo. Até esta quinta-feira (13), 330 mensagens e contatos por telefone foram recebidos pelo MP-GO.

Os abusos teriam ocorrido desde a década de 80 até outubro do ano passado. Segundo o MP-GO, já existem denúncias contra João de Deus desde 2010. Em 2012, ele chegou a ser julgado por abuso sexual, mas foi inocentado por falta de provas.

Na quinta-feira, o MP-GO pediu a prisão preventiva de João de Deus. Segundo o órgão, as vítimas se identificaram como sendo de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará e Santa Catarina.

Movimento em defesa de João de Deus
Cerca de 200 voluntários que trabalham na Casa Dom Inácio de Loyla fizeram uma procissão em defesa do médium, na tarde desta quinta-feira. Eles percorreram ruas da cidade fazendo orações e segurando cartazes. Vestidos de branco, eles seguravam folhas com dizeres como “Gratidão”, “Médium João de Deus estamos com você” e “Unidos pela Casa”.


Relacionada
MP-BA participa de força-tarefa que investiga João de Deus após relatos de abuso sexual

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp