Geral

Prefeitura se pronuncia após suposto rompimento de dique em Porto Alegre e anuncia medidas emergenciais

Gilvan Rocha / Agência Brasil
População em Porto Alegre vive sufoco após inundações e informações desencontradas sobre rompimento de dique  |   Bnews - Divulgação Gilvan Rocha / Agência Brasil

Publicado em 05/05/2024, às 18h00   Cadastrado por Marco Dias



A prefeitura de Porto Alegre se pronunciou neste domingo (5) após a tensão que tomou conta da população da zona norte da cidade, com o extravasamento do dique no Arroio Feijó. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver moradores da região desesperados, com informações sobre um suposto rompimento da estrutura. A informação é do jornal GZH. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A prefeitura negou o rompimento do dique da Fiergs, mas confirmou o extravasamento desde a madrugada de sábado (4). A gestão pede calma à população e orienta os moradores das zonas afetadas a deixarem suas casas, fazendo um alerta para os moradores da região de Sarandi. 

A maior orientação é a calma, não entrar em histeria com um boato que causa efeito danoso", disse o coronel Luciano Moritz, comandante do Comando de Policiamento da Capital.

Prefeitura decreta estado de calamidade e anuncia medidas

Diante da situação, a prefeitura decretou estado de calamidade e anunciou medidas para minimizar os impactos da enchente. Entre as medidas, estão a suspensão das aulas na rede pública e privada por três dias, a partir de segunda-feira (6), e a contratação de um serviço emergencial para tratar água.

Equipes da prefeitura, da Defesa Civil, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando no local para auxiliar os moradores e monitorar a elevação das águas. A Defesa Civil informou que a comporta de número 14, que fica próxima da Avenida Sertório, na Zona Norte, foi a única a se romper até o momento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp