Geral

Feira de animais em shopping chama atenção para adoção impulsiva

Imagem Feira de animais em shopping chama atenção para adoção impulsiva
Evento acontecerá no Dia das Crianças  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/10/2013, às 12h45   Terena Cardoso (Twitter: @Terena_Cardoso)



Nos dias 12 e 13 de outubro o Salvador Shopping, localizado na Av. Tancredo Neves, em Salvador, vai receber no Piso L1 uma feira de adoção de animais. Serão 100 bichinhos entre cães e gatos adultos e filhotes resgatados pela União de Proteção Animal (UPAS). O problema é que justamente no sábado, Feriado Nacional da Padroeira do Brasil, se comemora o Dia das Crianças e as chances de ocorrer adoções por impulso são grandes.

A voluntária e organizadora do evento, Mônica Nontoni, garante que está preparada e acostumada a driblar o ímpeto dos pais que querem fazer a vontade dos pequenos a qualquer custo. Por isso, não há choro nem birra que faça o animal ser levado para casa. “Quando detectamos que a pessoa não tem condições para adotar o animal nós dizemos que não nos sentimos a vontade para dar o bichinho e orientamos a procurar outra feira”, afirma. Até chegar a esta conclusão, os voluntários fazem os possíveis adotantes se submeterem a uma entrevista e ainda pedem cópias do RG, CPF e comprovante de residência. “É para monitorarmos o animal, no caso daqueles que ainda não são castrados”, explica.

Vale ressaltar, que a maioria dos bichinhos selecionados estão castrados e todos foram vermifugados e vacinados. Além disso, quem se arrepender da adoção pode devolver o animal. “Preferimos que ele seja devolvido. Voltar a sofrer na rua abandonado nós não admitimos”, garante Mônica. A feira vai ocorrer no sábado (12/10) das 10h às 18h e no dmingo (13/10) das 12h às 18h. 

Abpa também fará uma Feira

Coincidentemente, a Associação Baiana Protetora dos Animais (ABPA) também fará uma feira de adoções na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, pela manhã. Vale lembrar, que a feira acontece todos os sábados e a relação com o Dia das Crianças não foi proposital. 

Inclusive, a presidente da entidade não concorda com a associação. “Não sou a favor do animal como forma de brinquedo para crianças. O bicho é um ser vivo que tem diversas necessidades e temperamentos específicos. Quem tiver a intenção de adotar, não pode ser por impulso”, afirma.

No entanto, ela não vê a feira no shopping como algo ruim. “Toda iniciativa que envolva adoção de animais é bem vinda desde que seja com responsabilidade. Eles devem ser doados saudáveis, castrados e vermifugados”, indica.

Como adotar

Em ambas as feiras o procedimento para adoção é muito semelhante. Portanto, se você estiver pensando em levar um pet para casa, fique atento aos seguintes detalhes:

Leve sua documentação pessoal e comprovante residencial

Se for menor de idade, vá acompanhado dos pais ou de quem mora com você

Leve algum dinheiro. A feira no Salvador Shopping, por exemplo, cobrará uma taxa de R$ 35 por cada animal

Se informe sobre os custos com um bicho de estimação

Avalie se um cão ou gato é mesmo o animal ideal para você

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp