Publicado em 17/10/2012, às 12h23 Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
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Falta de rota de acesso para cadeirantes, rampa sem corrimão e ausência de funcionários aptos para atender em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foram algumas das irregularidades que levaram o Procon-BA a autuar a agência do banco Bradesco de Cajazeiras, nesta terça-feira (16).
A agência descumpriu a requisição do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Ministério Público Estadual. A fiscalização ocorreu em parceria com a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também vinculada à SJCDH, que realizou medições para verificar se as estruturas do estabelecimento estavam aptas a atender pessoas com deficiência.
No banheiro, por exemplo, os técnicos identificaram altura inadequada na maçaneta da porta. Outro problema encontrado foi em relação à ausência de piso tátil na parte interna da agência, o que dificulta o atendimento às pessoas que possuem deficiência visual.
Segundo a superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal, é importante que os estabelecimentos garantam acesso aos consumidores com deficiência, adequando as suas estruturas à Norma Técnica 9.050 de 2004, referente a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Com a autuação, o estabelecimento responde a processo administrativo, sendo assegurada ampla defesa.
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