Geral

Exposição “Profissão Mulher” em cartaz no Salvador Shopping

Imagem Exposição “Profissão Mulher” em cartaz no Salvador Shopping
Na mostra, são retratadas profissões que representam tabu no universo feminino   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/03/2012, às 09h36   Rafael Albuquerque



A exposição “Profissão Mulher”, que está em cartaz no Salvador Shopping, traz um novo olhar sobre a questão de gênero no mercado de trabalho. São dez painéis com fotografias de mulheres baianas no cotidiano de suas profissões, em funções consideradas ainda tabus no universo feminino, a exemplo da mecânica, taxista, empresária e política. A mostra é assinada pelo fotógrafo Américo Barros e pela jornalista Wilde Barreto e fica exposta até este domingo (11), com entrada gratuita.


De acordo com os fotógrafos, “a ideia é desmitificar na sociedade a noção da divisão de ofícios pelo sexo, ideologia construída por uma cultura patriarcal que desvaloriza a posição da mulher”, explica Wilde Barreto, jornalista e fotógrafa. Ela afirma que tais atividades, antes inconcebíveis ao sexo feminino, hoje são inegáveis a elas e a exposição dará visibilidade social a isso. Apesar de registrar avanços, pesquisas recentes mostram grande dificuldade de inserção e ascensão da mulher no mercado de trabalho do Brasil. Aqui, de cada 10 cargos executivos existentes nas grandes empresas, apenas um é ocupado por mulher. Elas também estão em menor número no chão das fábricas e nos cargos funcionais e administrativos, representando apenas 35% desta mão de obra.


Ao mesmo tempo em que em que homenageia o público feminino pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a exposição propõe um diálogo sobre inúmeras questões relacionadas a equidade de gênero no trabalho. “É preciso atentar que além de serem minoria, elas  chegam a ganhar 30% menos para exercer a mesma função que um homem. É comum também cumularem duplas e triplas jornadas, dividindo-se muitas vezes entre tarefas da casa, dos estudos e da profissão”, reflete Barros, indicando, que mesmo com os avanços alcançados com pílula anticoncepcional e a revolução feminista no meado do século XX, a inserção da mulher no mercado de trabalho ainda é um desafio a ser enfrentado pela sociedade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp