Geral

Secretários da Saúde comparecem ao Dia D contra a Pólio

Imagem Secretários da Saúde comparecem ao Dia D contra a Pólio
Secretários Jorge Solla e Gilberto José estiveram na Fiocruz   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/06/2011, às 11h31   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp




Este sábado (18) é o Dia D contra a poliomielite para facilitar o acesso da população à vacina, a Secretaria Municipal da Saúde instalará cerca de 500 postos de vacinação por toda a cidade. A abertura da campanha de vacinação, que começou na última segunda-feira (13), teve início às 9h deste sábado, na sede da Fiocruz (Brotas). A presença dos Secretários de Saúde do Estado e Município, Jorge Solla e Gilberto José, respectivamente, era dada como certa. Mas até o fechamento da matéria, apenas Solla tinha chegado ao local do evento.

Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil, doença infectocontagiosa grave. A doença é causada e transmitida pelo poliovírus e a infecção se dá principalmente por via oral. A vacinação prosseguirá até o dia 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, nos postos de vacinação.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas de acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Ainda o Brasil esteja livre da doença, o secretário Jorge Sollafoi afirmou ao Bocão News: “a vacinação é muito importante. Precisamos ampliar e reforçar a cobertura, além de ficarmos alerta por conta de contaminação originária do exterior”. De acordo com Solla, “a estimativa é chegar a 80% cobertura do público alvo”.

Sarampo
Entre os dias 13 de junho e 22 de julho acontece também a vacinação contra o Sarampo para crianças de um ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias).

Foto: Roberto Viana / Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp