Esporte

Maior competição de futebol amador acontece em Salvador a partir deste domingo

[Maior competição de futebol amador acontece em Salvador a partir deste domingo]
10 de Novembro de 2018 às 17:53 Por: Reprodução Galáticos Online Por: Galáticos Online0comentários

Salvador vai receber pela primeira vez a versão brasileira da Copa AFIA, maior entidade de futebol amador do mundo. A abertura da competição, que conta com 13 clubes sociais de várias regiões do Brasil, acontece neste domingo (11), às 9h, no estádio de Pituaçu, palco de três jogos por dia até a próxima quinta-feira (15). As finais da competição serão realizadas na Arena Fonte Nova, na sexta-feira (16).  

A segunda Copa AFIA no Brasil – a primeira aconteceu em Porto de Galinhas-PE, em 2016, - terá a participação de diversos ex-atletas profissionais, alguns deles bem conhecidos do público baiano, a exemplo de Jorge Wagner, meia de grande sucesso revelado no Bahia e com passagem pelo Vitória em 2015; Washington ‘Coração Valente’, goleador que chegou à Seleção Brasileira e viveu este ano no Vitória da Conquista, durante o campeonato baiano, a sua primeira experiência profissional como treinador; além de Anderson Lima, ex-lateral direito do Santos e do Grêmio, que trabalhou como auxiliar técnico de Jorginho no Bahia, nas temporadas 2012 e 2013. 

A competição será disputada em três categorias (Bronze – sub-40/ Gold sub-50/ Diamond sub-60) e contará tanto com arbitragem integrante do quadro FIFA, como o mato-grossense Wagner Reway, que apitou a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil deste ano entre Palmeiras x Cruzeiro, quanto do quadro da CBF, a exemplo do baiano Jailson Macedo de Freitas. Todas as partidas serão transmitidas ao vivo pelo site, Youtube e Facebook da entidade. 

“Será uma grande festa do futebol amador com o padrão de qualidade AFIA. Salvador é uma cidade que já pedia um evento deste porte há um bom tempo e estamos muito felizes em trazê-lo pra cá. São mais de 80 eventos realizados desde 1989, com missão de integrar povos, países e pessoas através da paixão pelo futebol”, destacou o presidente da entidade, Rogério Donato. 

Com 400 clubes filiados e a participação de cerca de 50.000 jogadores ao longo de três décadas de realização da competição, a Copa AFIA já passou por 10 países. Além do Brasil, estão na lista México, Espanha, Argentina, Chile, Paraguai, Panamá, República Dominicana,  Aruba e Portugal, que recebeu a edição 2017 da competição na cidade de Algarve.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas