Esporte

Lutadores de Lauro de Freitas ganham destaque sem nenhum apoio

Imagem Lutadores de Lauro de Freitas ganham destaque sem nenhum apoio
Profissionais acreditam que o incentivo ao esporte pode tirar os mais jovens das drogas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/08/2012, às 19h31   Redação Bocão News (@bocaonews)



Existem no município de Lauro de Freitas mais de 20 lutadores disputando campeonatos que vão desde os níveis regionais até os níveis internacionais em modalidades que variam entre o Jiu-Jítsu até o MMA. Dentre estes atletas está Enock Albuquerque, morador de Lauro de Freitas que pratica o esporte há 18 anos e também Éder Jones lutador de MMA, nascido e criado no município. Éder Jones tem disputado profissionalmente também nos níveis regionais, estaduais e nacionais. Entre eles,  ficou em 1º lugar no Minotauro Fight, Face to Face e o Shooto Brasil. Tanto Enock quanto Éder representam atletas do município que vem se destacando, mas alegam não ter nenhum apoio.



Enock já disputou profissionalmente até títulos internacionais, como a medalha de 3º lugar conquistada na Copa do Mundo de Jiu-Jítsu. Com 30 anos de idade e 18 de prática, já ficou 06 anos afastado do esporte enquanto se graduava em educação física, por não conseguir recurso para se manter na faculdade e no esporte.  Enock, assim como quase todos os outros lutadores, são filiados a Federação Baiana de Jiu-Jítsu e também disputam em competições profissionais e já são conhecidos do público. Éder Jones, diz que sempre buscou apoio dos órgãos públicos ligados ao esporte, mas nunca teve nenhuma resposta e reclama da falta de atenção a algo que poderia estar tirando muitas crianças das drogas. “Eles não param para nos ouvir, não nos dão atenção, nem se quer procuram saber como conseguimos nos manter para chegar a uma premiação em algum campeonato, é incrível a falta de atenção deles”, afirmou Éder Jones.



O Governo do Estado, o Ministério dos Esportes e as confederações Brasileira e Pan-americana de Judô Lançaram no mês passado, o marco inicial da construção do primeiro Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas. Segundo o Governo do Estado, o equipamento servirá para o treinamento das seleções baiana e brasileira, além de abrigar ações de iniciação e formação no esporte.  

Para Enock, se o projeto mantiver o foco em crianças e jovens de comunidades carentes do município que precisam e querem praticar o esporte, será importantíssimo. “Acho uma grande conquista para as novas gerações de atletas, pois para nossa geração de lutadores que viajam pelo Brasil e pelo mundo levando o nome do nosso município e nunca tivemos da prefeitura algum apoio, como: recursos para passagens, estadia, alimentação e até uma renda para nos manter no esporte, sempre foi o mais difícil”, Desabafou Enock, que ficou em 2º lugar no último domingo (26), na 2ª etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jítsu e mais uma vez, utilizando dos seus próprios recursos.

Texto: Jota Silva

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp