Entretenimento

Festival da Primavera de Salvador começa neste final de semana; confira programação

Programação foi divulgada nesta terça-feira (5) - Foto: Luan Teles / Ascom Secult
Shows e apresentações culturais serão realizados em diversos pontos de Salvador, até 1º de outubro.  |   Bnews - Divulgação Programação foi divulgada nesta terça-feira (5) - Foto: Luan Teles / Ascom Secult
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 06/09/2023, às 09h11



A 9ª edição do Festival da Primavera em Salvador está prestes a começar trazendo uma variedade de shows, apresentações artísticas e eventos gastronômicos para a cidade. O evento começa neste sábado (9) na Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa, e segue até o dia 1º de outubro. A programação foi divulgada pela Prefeitura nesta terça-feira (5) em coletiva à imprensa realizada no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves.

Entre as áreas que receberão eventos estão Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Campo Grande, Comércio, Rio Vermelho, Parque da Cidade e Centro Histórico.

Confira programação:

  1. Música e apresentações artísticas:

Cidade Baixa e Boca do Rio:

Samba Djanira (roda de samba com a cantora Illy) no dia 9 de setembro às 15h na Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa; Pôr do Sol no Humaitá com a banda Jammil no dia 10 de setembro às 17h; Mudei de Nome no dia 10 de setembro às 11h no Parque dos Ventos, na Boca do Rio.

Rio Vermelho:

No final de semana seguinte,  acontece o "Somos Rita Lee" no dia 16 de setembro às 18h no Largo da Mariquita; a partir das 18h, os cantores Luciano Calazans, Clarice Neder, Tais Nader, Lucas, Gabriela Moraes e Laís Martins homenageiam a cantora. No dia 17, o local recebe a cantora Pitty, que comemora os 20 anos de Admirável Chip Novo, com show a partir das 19h.

Itapuã e Comércio:

Mudando de final de semana, na sexta-feira (22), Itapuã será palco de shows de Guig Ghetto, Uns Kamaradas e Voa 2. As apresentações serão num trio elétrico estacionado no fim de linha do bairro, a partir das 17h.

No mesmo final de semana (22 e 23), tem festa no Comércio, na Praça Marechal Deodoro. O projeto Primavera Sunset tem início às 18h em ambos os dias. No dia 22, tocam DJ Belle, Afrocidade convidando Duquesa, Edson Gomes e Isaac Gomes. No dia 23, haverá DJ Xirita e Pedro Pondé com participação de Felipe Barros. Além disso, Nininha Problemática traz como convidados Nêssa e Groove da Laje.

Centro Histórico:

No sábado (23), a partir das 13h, no Largo da Tieta, no Pelourinho, será realizada mais uma edição do projeto Colorindo Salvador. O evento pretende reforçar a descentralização cultural e valorizar artistas e público da cena LGBTQIAPN+. A edição contará com batalhas de dança, shows musicais e um afterparty. Tocam no evento Raquel Reis, Tícia, Teri, Samba Maria, Gabi Lins, Dai, Di Cerqueira, Manifesto e Afrobapho.

Cajazeiras e Periperi:

A última sexta-feira de setembro, no dia 29, terá shows de Lá Furia, Parangolé e Babado Novo no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, a partir das 17h. No dia seguinte, sábado (30), a Praça da Revolução, em Periperi, receberá shows de Rafinha Asas Livres, Psirico e Lincoln, tudo a partir das 17h.

Campo Grande:

No sábado (30), a partir das 17h, o Campo Grande terá o show Belô Odara, projeto de Belô Veloso em homenagem aos 80 anos do seu tio, Caetano Veloso. Também no dia 30, o Campo Grande receberá o projeto Trio do Balancê, com as cantoras Márcia Short, Ana Mameto e Carla Vise, com repertório de Gal Costa em ritmo de Carnaval. No dia seguinte, domingo (1º), o palco será dedicado à Festa da Melhor Idade, com os grupos The Fever e Renato e Seus Blue Caps, a partir das 17h.

  1. Gastronomia:

Festival Primavera Gourmet em bares, lanchonetes e restaurantes no Centro Histórico (Rua da Misericórdia até o Santo Antônio Além do Carmo) de 15 de setembro até 1° de outubro.

Feira da Primavera com gastronomia, artes, flores, plantas e ações de saúde e bem-estar na Praça do Campo Grande de 19 a 24 de setembro das 9h às 20h.

Festa de San Gennaro com gastronomia italiana no Rio Vermelho (Rua Professor Almerindo Dultra) no dia 23 de setembro das 10h às 22h.

  1. Museus:

 A temporada cultural organizada nos museus de Salvador, de 18 a 24 de setembro, terá como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas". O tema deste ano ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Os espaços Casa do Rio Vermelho, Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval da Bahia, Espaço Pierre Verger, Espaço Carybé e Casa do Benin trarão uma programação especial nessa linha.

  1. Cinema:

A 1ª edição do SalCine Conecta acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Cine Glauber Rocha, em Salvador. Com o tema “Aquecimento Econômico do Audiovisual”, o evento vai promover encontros entre agentes de mercado do segmento audiovisual, com atuação no setor público e privado, para destacar o potencial de desenvolvimento deste setor em Salvador.

Leia também: Gabi Cavallin pediu para retornar à casa de Antony após briga; veja prints

  1. Espaço Cultural da Barroquinha:

O Festival da Primavera também receberá a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha. A programação elaborada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) celebra a cultura afro-brasileira e o patrimônio cultural da cidade e acontecerá de 20 de setembro a 1º de outubro.

No dia 20, às 18h30, a reabertura será celebrada com apresentação do Cortejo Afro e terá como mestre de cerimônia convidada Koanza, personagem criada por Sulivã Bispo, que traz consigo a essência da cultura baiana e africana, representando a diversidade e a riqueza das tradições que serão homenageadas nesta celebração.

Tudo poderá ser conferido, em detalhes, no site do evento: www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp