Entretenimento

Opinião: Ivete tem o Brasil aos seus pés e DVD em São Paulo foi a prova

Rafa Mattei / Divulgação
A cantora gravou o 'Live Experience', no Allianz Parque, com grandes convidados  |   Bnews - Divulgação Rafa Mattei / Divulgação

Publicado em 10/12/2018, às 10h16   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Ivete provou mais uma vez que tem "o Brasil aos seus pés". Mais de 40 mil pessoas, de várias partes do país e do mundo, atenderam ao seu chamado e paralisaram São Paulo por algumas horas para lotar as dependências do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, na região da Barra Funda. O motivo foi a gravação do seu novo DVD 'Live Experience', com previsão de lançamento já para o início de 2019 e que celebra os seus 25 anos de carreira. Esse é o sétimo registro da cantora que também já gravou na Fonte Nova (duas vezes), no Maracanã e no Madison Square, em Nova York, além dos trabalhos em Trancoso e o acústico em sua própria casa.

Cerca de duas horas antes do show, grande parte da arena já estava tomada pelos fãs que aguardavam ansiosamente a "melhor cantora do Brasil", segundo os próprios, iniciar o espetáculo. E foi dessa forma que o momento foi tratado também pela produção do evento, que conta com nomes como Fábio Almeida e Cynthia Sangalo, irmã da cantora. A produção artística de Gringo Cardia e direção artística de Beto Neves transformaram o palco em um verdadeiro mundo de cores e elementos dignos de grandiosos números.

Assinada pela própria Ivete, juntamente com Radamés Venâncio, a direção musical proporcionou diferentes momentos aos que foram ao show. No repertório, músicas inéditas, clássicos do axé, como as homenagens a Gerônimo e Sarajane, e grandes sucessos da carreira que não permitiram em nenhum momento que o mais desligado dos fãs, se é que lá tinha algum assim, não ficasse sem curtir a noite.

De cara, a música 'Essa Distância' deu início à gravação. Sem perder em nenhum momento o controle de tudo, o hit 'Abalou', sucesso de outro DVD, do Maracanã, em 2006, aumentou ainda mais o clima de Carnaval antecipado, como a própria fez questão de destacar. "Eu ouvi dizer que Carnaval só começa em fevereiro. Mas, aqui em São Paulo já é Carnaval".

Apesar de nitidamente preocupada com cada detalhe do DVD, Ivete não perdeu em nenhum momento o "jogo de cintura", nem mesmo quando precisou gravar novamente com cada convidado. "Eu gosto tanto de estar com vocês. Vou fazer um show especial porque vocês merecem". E os fãs não a deixaram na mão hora nenhuma, atendendo a cada pedido feito pela cantora, que cansa de provar ser uma das maiores do mundo.

Mesmo com tudo sob controle, em dois momentos do show, Ivete não conseguiu segurar as lágrimas. De forma contida, a cantora se emocionou com a foto do marido Daniel Cady no telão. Posteriormente, alguns momentos com as gêmeas e o filho Marcelo também foram reproduzidos, que fizeram Veveta 'desabar' no choro. "As minhas palavras, os meus gestos e a minha história é o amor. Quem me conhece e reconhece isso no meu dia a dia, está aqui hoje comigo", afirmou.

Convidados
O primeiro a subir no palco com Ivete e que mais conseguiu esconder o nervosismo foi Léo Santana. O Gigante, como é carinhosamente chamado pelos fãs, dividiu a música 'Mainha Gosta Assim', e em seguida, "segurou as pontas" durante uma troca de roupa da anfitriã. Enquanto isso, Léo aproveitou o momento para transformar o 'Live Experience' em 'Baile da Santinha' improvisado e ganhou todo carinho do público.

Ferrugem, uma das grandes revelações do samba neste ano, encarou a responsabilidade ao cantar a música 'Gota de Oceano' e mesmo com todo sucesso no momento e carinho de Ivete, foi o que teve menos apreço dos que ali estavam. Foi a hora de ir ao banheiro, se é que me entendem.

O grande momento ainda estava por vir e veio. O primeiro feat entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte aconteceu e a música escolhida foi 'Lambada'. A parceria jogou por terra toda suposta rixa criada. Mas, se engana quem pensa também que existe amizade de longas datas (clique aqui e entenda essa história). No entanto, como uma anfitriã digna de um espetáculo daquele tamanho, Ivete recebeu Claudinha de uma forma como aguarda sua melhor amiga. A loira parecia não acreditar naquele momento. O nervosismo era nítido e o êxtase de dividir o palco com sua ‘ídola’ era ainda mais notório. Claudia se mostrou como uma criança que ganha aquele brinquedo que tanto queria. Com toda admiração, respeito e talento de sobra, fez jus ao convite e tornou sua participação o ápice do DVD. Sem dúvidas.

Quem também não conseguiu esconder a tensão de ficar 'cara a cara' com uma das maiores musas da música brasileira foi Marília Mendonça. Apesar de movimentar multidões por onde passa e ter números expressivos de vendas e visualizações, estar ali para aquela menina de 23 anos pareceu ser uma responsabilidade maior do que era capaz. Mas, só pareceu. Mesmo com o nervosismo estampado na cara, a sertaneja segurou firme e interpretou a melhor música entre as apresentadas pelos convidados, a canção 'O Amor Venceu', uma ‘sofrência’ característica.

Para finalizar, um velho conhecido da cantora, o veterano Alejandro Sanz subiu ao palco para mais uma vez gravar com Ivete, de quem é amigo de longas datas. A outra atração internacional anunciada, o norte-americano Brian McKnight não pôde comparecer por uma questão de emergência. Em seu perfil oficial do Instagram, justificou a ausência. "Eu queria muito estar aí hoje a noite cantando minha música com @ivetesangalo, mas minha família está em primeiro lugar".

Para todos os fãs em São Paulo: Estou na Ásia com a minha turnê há três semanas e terminei meu shows em Tóquio e nas Filipinas. Estou aqui com minha esposa e família e tivemos uma emergência que eu não pude deixar de atender. Eu queria muito estar aí hoje a noite cantando minha música com @IveteSangalo, mas minha família está em primeiro lugar. Saiba que estarei com vocês em espírito e eu sei que será um show fantástico e prometo que da próxima vez, estarei aí. Eu sei que a @babaluloveskiki tentou tudo que ela pôde para que eu estivesse aí hoje mas, infelizmente não consegui. Eu sou grato por todos vocês, amo todos vocês, boas festas, vai ser um show fantástico e nos veremos muito em breve.#brianized #islive

Uma publicação compartilhada por Brian Mcknight (@brianmcknight23) em

Homenagens
Além das saudações antecipadamente anunciadas, as regravações de canções marcantes da música brasileira, de Tim Maia e Roberto Carlos, a anfitriã ainda achou um espaço no selecionado repertório para homenagear dois dos principais nomes da música baiana.

De Gerônimo, de quem Ivete não esconde ter grande admiração, ela regravou o sucesso 'Lambada da Delícia' (Já é Carnaval cidade, acorda pra ver). Já de Saranjane, surpreendeu mais uma vez ao fugir do clichê de 'A Roda' e deu voz à canção 'Cadê meu Coco' (De janeiro a janeiro eu só tomo água de coco).

Artistas
E não foram somente os fãs anônimos que não queriam perder aquela festa. Os famosos brotaram por todos os lados e se concentraram na área vip na frente do palco. Nomes como Preta Gil, Marina Moreno, Vanessa da Matta.  Jojó Todinho, Gominho, David Brasil, Bruna Marquezine, Paula Lima, Márcio Victor, Mari Antunes, André Marques, Lorena Improta, Fernanda Keula, Viviane Araújo, Maísa Silva, Suzana Pires, Taynara OG, entre outros.

O time foi grande, alguns mais privilegiados e outros menos. Mas, teve aqueles que preferiram ficar longe dos holofotes e prestígio do espaço reservado. A humorista e atriz Dani Calabresa preferiu curtir o show no meio da galera. O mesmo feito por Silvero Pereira, que roubou a cena fantasiado de drag queen, Suzana Pires e Dudu Bertholini, um dos mais requisitados para fotos. Responsável pelo figurino de Ivete, o estilista distribuiu simpatia e humildade.

Ivete é Ivete e não tem para ninguém
Diante de toda produção, responsabilidade e expectativa dos fãs, Ivete não permitiu em nenhum momento que alguém duvidasse da sua capacidade, do seu talento e da enorme artista que é. A cantora conseguiu fazer um show inesquecível para muitos, um registro audiovisual como pouco já se viu, de uma forma que raros artistas conseguem. A generosidade dessa cantora se traduz com a humildade de reconhecer o trabalho de todos que proporcionaram tal momento em sua carreira, desde os bailarinos até à direção. Então, quando falar de Ivete, basta lembrar apenas: que nem ela, só ela.

*O repórter Tiago Di Araujo, do BNews, foi convidado pela produção da artista para realizar a cobertura do evento em São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp