Entretenimento

Do sucesso ao cancelamento: Relembre a trajetória de PC Siqueira na internet

Reprodução/Redes sociais
PC Siqueira fazia vídeos críticos desde 2010 e ganhou notoriedade no YouTube  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 27/12/2023, às 22h11   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos pioneiros no YouTube no Brasil, Paulo Cezar Siqueira, conhecido como PC Siqueira, foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo nesta quarta-feira (27). 

Paulistano de Garulhos, PC iniciou seu canal "maspoxavida" em 2010, onde tinha mais de 2 milhões de inscritos e produzia vídeos bem-humorados e quase sempre polêmicos. Desde a Bíblia até Justin Bieber, não tinha papas na língua para falar sobre o que vinha na cabeça.

Ele ganhou notoriedade até ser indicado ao Video Music Brasil de 2010 na categoria Webstar. Diante de tanto sucesso, foi convidado para comandar programas em canais como MTV Brasil, PlayTV e TBS Brasil. Também estrelou filmes de comédia, como "Internet - O Filme" (2017) e "Os Penetras 2 - Quem Dá Mais?".

Acusação e cancelamento

A carreira de PC, no entanto, foi abalada em junho de 2020, quando foi acusado de compartilhar fotos íntimas de uma criança de 6 anos de idade na época. Uma conta anônima no X (antigo Twitter) divulgou gravações da tela de um celular onde Siqueira supostamente conversava com um amigo não identificado sobre as imagens.

Mesmo negando todas as acusações, o youtuber foi investigado pela Polícia Civil de São Paulo. Ele desativou sua conta na plataforma durante o caso, mas retomou meses depois.

Os peritos concluíram que Siqueira não armazenou ou compartilhou fotos ou vídeos de conteúdo pornográfico de menores de idade. Também não teve conversas com outras pessoas sobre o tema e tampouco fez buscas em site de pesquisa a respeito do assunto. Apesar disso, o youtuber já havia caído no "cancelamento".

Histórico de problemas psicológicos

PC não escondia de seu público que sofria depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em entrevista ao portal R7, em 2014, o vlogger descreveu sua luta contra os transtornos.

"O transtorno é aquela coisa em que questão em uma hora você tem variações de humor muito grande. Você entra no banho com um humor e sai com outro. Sai animado para fazer uma coisa e perde a vontade. Deita passa duas horas você quer de novo. E é o tempo todo assim", disse.

Em março deste ano, PC havia sido encontrado desacordado e foi socorrido por bombeiros. Na ocasião, o youtuber agradeceu pela preocupação dos fãs e afirmou que estava se recuperando de uma tentativa de suicídio.

Morte

O vlogger foi encontrado morto em seu apartamento, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo, nesta quarta-feira (27). A Polícia Civil acredita na hipótese de suicídio.

O último vídeo de PC Siqueira nas redes sociais foi publicado no domingo (24), quando ele compartilhou que passaria o feriado sozinho.

"Quero desejar um Feliz Natal para todo mundo aí, principalmente para as pessoas como eu que não vão comemorar e vão passar como se fosse qualquer dia. Então, Feliz Natal solitário para você. Feliz Ano Novo solitário para você também. Estamos juntos. Nós não estamos sozinhos", disse aos seguidores.

Em caso de pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, por e-mail, chat ou pessoalmente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp