Cultura

Catedral Basílica de Salvador é reaberta no Terreiro de Jesus

[Catedral Basílica de Salvador é reaberta no Terreiro de Jesus]
14 de Setembro de 2018 às 18:41 Por: Vagner Souza/BNews Por: Henrique Brinco0comentários

Políticos baianos e representantes da cultura participaram da entrega da restauração e reabertura da Catedral Basílica, símbolo da arte sacra e da arquitetura religiosa no Brasil, situada no coração do Pelourinho, no Terreiro de Jesus. 

O templo, que é testemunha da história do catolicismo no Brasil, possui acervo com telas de autores seiscentistas, móveis em jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e prata.

"O nosso patrimônio histórico diz muito sobre o que nós somos. Portanto, as nossas referências, tradições e valores estão representados no nosso histórico, artístico e cultural", discursou Marcelo Sá Leitão, ministro da Cultura. O evento também contou com a presença do prefeito ACM Neto (DEM), entre outras autoridades.

Monumento do século XVII, foi o quarto templo construído pelos jesuítas na capital baiana, entre 1652 e 1672, e é o último remanescente do conjunto arquitetônico do Colégio de Jesus. 

A obra de restauração foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e da prefeitura, através do suporte técnico. Foram utilizados recursos de mais de R$17,8 milhões do governo federal, através do PAC Cidades Históricas.

"O Cristianismo caracteriza-se do anúncio do evangelho ao passar das gerações. A fé passou a se expressar em formas artísticas e em testemunhos históricos. Uma catedral como essa está ligado a história da nossa arquidiocese", disse Dom Murilo Krieger.
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas