BNews Folia

Empresário confirma camarote Planeta Band no Carnaval mesmo com fechamento do Othon: "não muda nada"

Divulgação
Presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Pedro Costa lamenta fechamento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/10/2018, às 17h52   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O encerramento das atividades do Hotel Othon Palace Bahia, situado em Ondina, bairro nobre da capital baiana e principal circuito do Carnaval de Salvador, pegou muita gente de surpresa. Com o fechamento do hotel, previsto para 19 de novembro, a capital baiana perde um centro de convenções com capacidade para receber até três mil pessoas. Além disso, cerca de 240 funcionários perderão o emprego. O impacto será sentido em diversos setores, em especial o turismo e, claro, o Carnaval. Isso porque o Othon era um dos poucos hotéis de grande porte no circuito Barra-Ondina. Mas os foliões que curtem o Carnaval no camarote Planeta Band podem ficar tranquilos, pois o espaço vai continuar a funcionar nas dependências do hotel.

Othon Palace vai funcionar somente até novembro deste ano
Ao BNews, a Camarote Marketing e Produções, empresa realizadora do Camarote Planeta Band, comunicou que "o fechamento do Bahia Othon Palace não altera a programaçao e a estrutura do camarote no Carnaval 2019, sucesso que completa 17 anos no próximo ano.
Com 8 mil m², o camarote recebe uma média de 5 mil pessoas por dia, com um dos maiores mirantes da festa – 100 m², além de contar com shows exclusivos, mais de 20 ambientes, como cinema, salão de beleza, cybercafé e o espaço para customização de abadás. Famoso por oferecer qualidade em seus serviços, o Planet Band promete agitar ainda mais os milhares de foliões que circulam pelo maior Carnaval do mundo".
Apesar de o fechamento do Othon não afetar diretamente o Carnaval, influencia de forma indireta, segundo Pedro Costa, presidente do Conselho Municipal do Carnaval. "Estou muito triste porque o Othon, o Meridian e o Salvador Praia eram símbolos de Salvador, eram referência de hospedagem, eram hotéis-âncora na cidade". Costa fala com tristeza sobre o fechamento da unidade hoteleira. "Entristece não só a mim, mas toda a cidade do Salvador. Eu sou de uma época que presenciei o hotel funcionando com 300 apartamentos, e de algum tempo pra cá ele funcionava com 250, então uma parte ja tava fechada. Dos últimos cinco anos pra cá, devido a problemas de gerenciamento, o hotel começou a entrar numa decadência e tornou-se uma referência muito ruim em hotelaria para cidade de Salvador".
Apesar das críticas à administração, Pedro Costa isenta o atual gerente. "Quero isentar da má administração o atual gerente, que é novo".

Pedro Costa, presidente do Conselho Municipal do Carnaval
O presidente do Comcar alerta que o Camarote Planeta Band vai permanecer com a mesma qualidade, e afirmou que os turistas não deixarão de vir ao Carnaval por causa do fechamento do hotel. "Carnaval, Réveillon e Festival de Verão são referências no calendário turístico de Salvador. São três eventos que lotam. Eu não diria que o turista vai deixar de vir a Salvador por causa do Othon, mas é uma referência para o circuito que se perde. É um negócio mmuito triste, um prédio tão bonito, tão imponente". Questionado se chegou a falar com os empresários que fazem o camarote Planeta Band, ele confirmou. "Imediatamente liguei pra Clínio [Bastos], e ele da mesma forma lamentou esse fechamento, mas o camarote vai continuar, pois é uma grande referência".

Salvador Praia Hotel, fechado desde 2009
Apesar da crise na rede hoteleira, Pedro descreve o porquê de Salvador ser "seguramente o maior polo turístico do norte e nordeste". "Porque reúne quatro características fundamentais: a localização da cidade, no coração do Brasil, no meio do Brasil, o que torna um local relativamente perto para fazer suas viagens para qualquer lugar do País; tem o apelo ecológico, já que Salvador possui a maior baía tropical do mundo, que é a Baía de todos-os-santos, três vezes maior que a Baía de Guanabara, altamente navegáve, com praia fantásticas; tem o apelo cultural que a cidade tem com a música, com a culinária, com a arquitetura; e tem o apelo turístico, pois é uma cidade reconhecida internacionalmente".
Pedro Costa deu um alerta ao empresariado. "Espero que o fechamento do Pestana e do Othon sinalize para grandes grupos hoteleiros ou grandes investidores que possam criar hotéis em Salvador que sirvam de referência, como foi um dia o Meridian e o Othon".

Clínio Bastos, empresário do camarote Planeta Band e presidente da Associação Baiana de Camarotes
Um dos empresários responsáveis pelo Camarote Planeta Band, Clínio Bastos foi enfático ao BNews com relação ao fechamento do Othon. "Não muda nada". Clínio, que também é presidente da Associação Baiana de Camarotes (ABC), lamentou o fato. "Como toda e qualquer pessoa que lida com entretenimento, que direta ou indiretamente está ligada ao turismo, a gente vê isso com preocupação. Mas com relação ao Camarote não muda, já que as operações vão continuar as mesmas". Questionado de que forma se dava a parceria para montagem do camarote, ele explicou: "a gente já tem 25 anos de relação. O Planeta vai pro 17º ano. Tem uma relação de parceria, mas óbvio que temos um contrato de uso do espaço".
Cláudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, afirmou ao BNews que a prefeitura não trabalha, por enquanto, com outra possibilidade que não a reversão da decisão do fechamento. "Claro que a prefeitura não pensa em outra coisa que não seja a possibilidade de reversão da decisão". Apesar disso, na hipótese de fechamento do Othon, Tinoco alertou: "não vamos aceitar que vire ruína como o Salvador Praia Hotel, vire um imbróglio judicial, e o município e a sociedade soteropoliana assistam isso". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp