Entretenimento

Caminhada do Samba em Salvador tem data anunciada; saiba quando

Gilberto Jr / Arquivo BNews
O ritmo musical é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil e faz parte da identidade do povo brasileiro  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr / Arquivo BNews

Publicado em 17/11/2023, às 11h10   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

O centro de Salvador vai viver um dia com tom de carnaval antecipado em pleno mês de novembro. No próximo domingo (26), a partir das 13h, acontece a tradicional Caminhada Nacional do Samba, que vai abrir a temporada de eventos nas ruas do centro da capital baiana.

Somente através de cruzeiros, o evento deve receber a visita de milhares de turistas nacionais e estrangeiros durante todo o verão. Aberto ao público, a caminhada acontece pela décima sexta vez em 2023 e promete atrair foliões amantes do samba ao circuito Osmar (Campo Grande/Avenida/Praça Castro Alves).

Uma das festas mais esperadas do início da alta temporada da população soteropolitana, a caminhada já está no calendário oficial da Prefeitura de Salvador. No total, nove blocos deverão fazer a festa fora de época. Confira:

Alvorada (Bambeia e Ala de Canto), Alerta Geral (Swing do Fora e convidados), Pagode Total (Samba Trator e convidados), Proibido Proibir (Fuzukda e convidados), Reduto do Samba (Eduardinho Fora da Mídia), Vem Sambar (Samba do Pretinho), Amor e Paixão (Sangue Brasileiro com participação de Nelson Rufino e grupo Batifun), Sambar Popular (A Grande Família e Tonho Matéria), Que Felicidade (Art Balanço e Gabriela Vieira).

Realizada pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) com o patrocínio da Prefeitura de Salvador, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o evento faz parte da Rota do Samba, projeto lançado recentemente pela associação, pauta a discussão sobre a importância do gênero musical para a cultura com o intuito de buscar a valorização do ritmo. A caminhada chama a atenção das políticas públicas para que apoiem suas ações e iniciativas para empregabilidade, sustentabilidade e geração de renda do segmento, além de fomentar o movimento sambista baiano.

A caminhada é um marco comemorativo do Dia do Samba, que é festejado em 2 de dezembro, o evento não é somente uma forma das entidades ligadas ao ritmo manterem viva a manifestação cultural cantada em verso e prosa. 

“O entretenimento baiano, principalmente o de Salvador, vive do samba. Da Barra à Itapuã, do Mercado Modelo à Ribeira, o dia-a-dia do soteropolitano é agitado por festas feitas pela prata da casa. São profissionais que estudam e pesquisam, criam instrumentos e suas músicas, empregam pessoal na linha de produção artística”, disse o diretor da UNESAMBA, Jairo da Mata.

A Unesamba foi criada em 2005 e trabalha com foco no objetivo de preservar a origem e essência do samba na Bahia, além de profissionalizar e fortalecer as entidades que atuam no gênero, que são destaques da quinta, sexta e sábado do Carnaval de Salvador, quando produz e comercializa quase 25 mil fantasias diretamente, gea mais de 5 mil postos de trabalho diretos e realiza mais de 50 horas com músicas durante toda a folia momesca baiana, que reúne mais de 60 atrações nos três dias de Avenida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp